Topo

Fio-dental, alcinhas trabalhadas, listras e outras tendências da lingerie "verão 2007"

Gianne Albertoni posa para a nova campanha da Valisère - Divulgação
Gianne Albertoni posa para a nova campanha da Valisère
Imagem: Divulgação

CAROLINA VASONE<br>UOL Estilo

09/08/2006 23h19

Listras, poás (as bolinhas pequenininhas), estampas geométricas. Roxo, tons fortes e alegres de laranja, rosa e verde. Estas são algumas tendências do próximo verão que migraram da roupa de cima - vista nas últimas semanas de moda - para a roupa de baixo - apresentada no Salão de Lingerie.

Realizado esta semana, o evento reuniu 60 marcas de underwear, entre elas as mais conhecidas do país, como Darling, Valisère, Triumph, Hope e Liz. O que quer dizer que deu para ter uma boa idéia das tendências em lingerie para a próxima estação.

Achou estranho falar de tendência em peças que, teoricamente, não vão sair por aí exibindo a figura em lugares públicos? Pois prepare-se para mostrar sua lingerie. Ou pelo menos parte dela.

Pensando nesta tendência propagada pela personagem de Sarah Jessica Parker no seriado "Sex and the City" e já incorporada por muitas mulheres nem um pouco vulgares, a indústria de lingerie tem prestado mais atenção às alças e acabamentos do sutiã. Afinal, charmoso é mostrar uma alcinha, um pedacinho da renda do busto, uma parte de trás em tule. Exibir o sutiã como se fosse top, caso da personagem Samira, de Cláudia Raia, na finda novela "Belíssima", aí sim fica no limiar da falta da bom gosto.

Em contrapartida ao underwear superenfeitado para ser mostrado, há a tendência da calcinha e do sutiã "invisíveis": cortes a laser, modelagem sem costura e tecidos muito, muito leves, contribuem para que a lingerie, se não vai dar as caras, que não estrague as formas femininas, fazendo marcas indesejáveis por baixo da calça, da saia, do vestido.

A seguir, confira as principais tendências do underwear feminino para os próximos meses de calor. Acima, veja as fotos de peças de novas coleções que você encontrará nas lojas.

String - É assim que agora é chamado o fio-dental. Muito usado pelas européias, ele nunca pegou de fato entre as brasileiras, mas ensaia um retorno triunfal. A diferença é que agora as "strings" aparecem em materiais mais confortáveis, como a microfibra, que também deixa o modelo com menos cara de "vestida para atacar".

Roxo, laranja, pink - Em tons fortes ou mais suaves, essas três cores, junto com o turqueza e o verde, prometem alegrar as calcinhas e sutiãs, dar uma cara menos de "roupa de baixo", podendo aparecer entre um decote e outro. O roxo é cor que veio das passarelas de moda do inverno, mas aparece muito no underwear do verão, inclusive em tons mais claros, como o lilás e o lavanda. O rosa também surge clarinho e no tom rosa velho.

Listras, poás e geometrias - Seguindo a onda "navy" da moda do verão, muitas listras aparecem nas calcinhas e sutiãs, em tons como marinho e branco, ou amarelo e branco (a Valisère vai lançar uma linha assim em novembro). As bolinhas quase pontilhadas em preto dos poás também enfeitam muitos modelos como os da Darling e da Triumph. Já as estampas geométricas aparecem muito na Verve (ver álbum acima).

Rendas abertas - Nas novas coleções, as rendas aparecem maiores, mais abertas, normalmente com um forro por baixo, como o tule.

Branco e preto - As duas cores clássicas e básicas, além de sempre aparecerem no underwear sozinhas, agora se combinam, com predominância do branco com detalhes em preto.

Onça e zebra - A onça, principalmente, ressurgiu nas coleções do próximo verão. Como nas passarelas das semanas de moda, nas lingeries, a estampa surge tanto mais sensual como brincalhona, com misturas com tons fortes como o pink. A zembra também aparece estilizada, mas sempre mais sensual.