Topo

Walter Rodrigues desfilará no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio

Real Gabinete Português de Leitura, no centro do Rio, será palco do desfile de Walter Rodrigues - Arquivo Folha Imagem
Real Gabinete Português de Leitura, no centro do Rio, será palco do desfile de Walter Rodrigues
Imagem: Arquivo Folha Imagem

Da redação

12/01/2007 14h15

O suntuoso Real Gabinete Português de Leitura, no centro do Rio de Janeiro, está sendo preparado para receber o público fashionista na noite do próximo domingo (14). Tudo por conta do desfile de Walter Rodrigues, que abre a temporada inverno 2007 do Fashion Rio.

Segundo a assessoria da marca, o estilista pretente que suas modelos surjam pela biblioteca como personagens de livros, todas com cabelos visualmente impactantes criando um contraste com a maquiagem suave, especialmente elaborada por Celso Kamura.

Walter Rodrigues - que pouco fala sobre suas coleções antes dos desfiles - divulga apenas que se inspirou nas culturas Miao (sudoeste da China) e Maia (América Latina) e, assim, trará para a passarela uma leitura contemporânea sobre esses povos. A cartela de cores vai ser baseada em tons de cinza, pontuada por um azul marinho profundo, fruto de um trabalho com o índigo blue (corante natural).

O toque artesanal da coleção será dado por grandes flores bordadas em lã, criadas pela marca Apoena, do Distrito Federal.

Confira no álbum as fotos da coleção de verão do estilista.

Histórico da marca

Em 13 de dezembro de 1959, nasceu em Herculândia, no interior de São Paulo, o estilista Walter Rodrigues. A forte presença da colônia japonesa na região fez com que o estilista se interessasse desde jovem pela cultura oriental - interesse refletido posteriormente em várias de suas coleções. "O Japão é minha alma", bem definiu o estilista em entrevista ao UOL Estilo em julho de 2006.

Radicado em São Paulo desde 1983, o atual estilista da primeira-dama brasileira foi produtor da revista Manequim, da Editora Abril e no início da carreira participou da equipe de estilo da Cori; tendo, ainda, uma passagem como assistente de Clô Orozco na Huis Clos.

Em 1992, criou sua marca própria em parceria com Áurea Yamashita - atual produtora executiva da grife - com o foco na criação de produtos que agregassem sofisticação no corte e nos tecidos, perfeição nos acabamentos e, que, mesmo fabricados em série, dessem a sensação de exclusividade a quem os compra.

Além dessas características, seu trabalho é marcado pela valorização do artesanato brasileiro, como no caso da renda renascença, produzida por artesãs do interior piauiense, que tornam-se itens de alta-costura na mão do estilista.

Hoje, Walter Rodrigues é um dos estilistas mais badalados do Fashion Rio. Desde que começou a se apresentar na semana de moda carioca, o paulista opta por locações diferenciadas para compor o visual de seus desfiles - como a Casa França Brasil (inverno 2006), a Praça Monroe, na Cinelândia (verão 2007) e o Real Gabinete Português de Leitura, onde apresenta sua coleção de inverno 2007 no próximo domingo (14). Antes do Rio, o estilista participou da São Paulo Fashion Week e da Semana de Moda Parisiense.

São 40 pontos de venda em todo o Brasil e em dez outros países.

Outros projetos

  • Coordenador do Núcleo de Design Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos), reponsável pela pesquisa de temas e tendências próprios de cada temporada dentro de cada projeto de moda e design promovido pela entidade.
  • Curador do projeto Fábrica Morumbi Fashion em que novos talentos da Faculdade Santa Marcelina (FASM) têm a oportunidade de apresentar suas coleções, desenvolvidas em parceria com cooperativas paulistas de artesanato.