Topo

Vocabulário Fashion: Marcos Costa explica com quantos makes se faz uma beleza

Marcos Costa assinou a beleza do desfile de Fabia Bercsek que teve como destaque a modelo Sheila - Silvia Boriello/UOL
Marcos Costa assinou a beleza do desfile de Fabia Bercsek que teve como destaque a modelo Sheila
Imagem: Silvia Boriello/UOL

Colaboração para o UOL

28/01/2007 21h32

O beauty-artist Marcos Costa (Natura) foi responsável por momentos impactantes de beleza nesta temporada, como as cabeças com fumaça no desfile de Ronalgo Fraga, o make-up anos 80 de Fabia Bercseck e os cabelos dramáticos de Lino Villaventura.



Costa trabalha com make & cabelo desde 1983 e foi contratado pela Natura, para ser o maquiador oficial da marca, em 1998. Nesta entrevista ele explica como se monta uma beleza para desfile e quais são as tendências de maquiagem para o Inverno 2007.



A. Briefing e pesquisa

"Primeiro se tem uma reuinão com o estilista que ele fala sobre a coleção, mostra suas pesquisas e influências. Depois parto para minha pesquisa. Na Fabia Bercseck, por exemplo, tive uma reunião no final do ano, dia 03 de janeiro eu estava na rua 25 de Março (zona central de São Paulo) e achei umas estrelas metálicas e comprei 1kg. São superbaratas e dão grande efeito na passarela".



Estas estrelas foram usadas por Costa como sombra nas modelos e no look final desfilado por Sheila, como uma máscara (foto acima). "A inspiração foi o Pablo, do programa 'Qual é a música?' do Silvio Santos", revela.



B. Prova de beleza

Com a pesquisa finalizada, começam as provas de beleza. "Com a idéia pronta, começamos a montar a beleza, fotografamos e se o estilista não for da cidade, mandamos a imagem e se aprovada, começamos a produção".



C. Produção

Neste momento, entra em campo Marcia Paiva, que coordena a produção e também uma equipe de 23 profissionais -- entre maquiadores, cabelereiros e manicures -- que atuam no backstage da apresentação.



"Para o desfile do Ronaldo Fraga, por exemplo, chegamos a ter mais de 300 tranças prontas para começar a modelagem na cabeça das modelos", explica a produtora.



Ela está sempre atenta aos detalhes do que vai ser necessário para executar a beleza elaborada por Costa: como unhas postiças, materiais especiais, planilhas e cronogramas de maquiagem e cabelo de cada desfile.



D. Backstage

"Mesmo com toda a preparação com antecedência sempre acontecem imprevistos de última hora e é bom ter um plano 'B'. Para o desfile do Lino Villaventura pensei em vendas de organza negra para os olhos, mas um dia antes, a Chanel usou no seu defile de Couture, e acabamos desistindo da idéia".



No camarim, cada bancada tem um foto do make que a equipe deve executar. O problema é quando ocorrem os cruzamentos - modelos que saem de um desfile para outro e caba atrasando a produção. No Lino, oito modelos chegaram às 19h10 e às 19h29 estavam prontas, com cabelo, maquiagem e unhas postiças pintadas na mão e pés feitos."



Tendências de make para o Inverno 2007



"Tanto na moda, quanto no make, as tendências são muito democráticas. Isso porque a moda da passarela de uns anos para cá, tem incorporado o street, a moda que vêm das ruas. De qualquer forma, o batom vermelho volta a ser um hit, assim como foi nos anos 20, nos 80. Ele sumiu no minimalismo dos 90, mas volta agora reeditado em gloss, com transparências. Os tons pastéis e claros continuam em alta para os olhos, assim como os falsos pretos, como o grafite. Outra tendência forte, que veio do verão, e que a brasileira adora, é a maquiagem neutra, mais corretiva e com ar de frescor".

Mais
Vocabulário Fashion: o ABC do styling com Maurício Ianês
Vocabulário Fashion: Cenografia de desfile