Topo

Papa Bento 16 retoma modelos medievais de chapéus

Da Ansa, na Cidade do Vaticano

30/08/2007 09h26

Diante do sol forte que batia sobre o sagrado Vaticano, o papa Bento 16 retomou a tradição medieval e apareceu hoje com a cabeça coberta com um galero, chapéu vermelho de abas longas.

Esta não é a primeira vez que Joseph Ratzinger decide tirar da gaveta os chapéus sagrados. Em dezembro de 2005, o pontífice se apresentou para a audiência geral na praça São Pedro vestindo um camauro, antigo gorro papal de veludo vermelho bordado de arminho branco, que estava em desuso desde 1963.

Na época, a imprensa comentou que, vestindo o camauro vermelho, o papa lembrava o Papai Noel. De fato, a vestimenta era uma tradição entre os papas até Leão XIII, morto em 1903, que não o abandonou no leito de morte. O último a utilizá-lo antes de Bento 16 foi João 23, para quem um camauro foi costurado a partir dos quadros papais em que ele aparece.

Tradicionalíssimo e ao mesmo tempo criativo, Bento 16 também foi eleito pela revista "Esquire" o homem com o acessório de moda mais elegante do ano, em referência aos sapatos vermelhos utilizados em dezembro de 2005, que chegou a ser cotado como criação da Prada, mas em verdade é obra de um artesão vicentino.

O estilista Gai Mattiolo, que desenhou três vestimentas sacras para Bento 16, concorda com a revista. No ano passado, Mattiolo qualificou o pontífice com "o homem mais elegante da terra". (ANSA)