Com o "trunfo Gisele", pouca moda praia e troca-troca de grifes, Fashion Rio começa na terça
Na próxima terça-feira (oficialmente, há um desfile de moda infantil, da patrocinadora Lilica Ripilica na segunda, mas a temporada começa mesmo no dia seguinte) o Fashion Rio abre o calendário 2008 da moda brasileira (e também mundial, já que o primeiro desfile fora é o prêt-à-porter masculino de Milão, no dia 12) com as coleções para o Inverno 2008 brasileiro, apresentadas até o dia 12/1 na Marina da Glória.
Como é inverno, um dos pontos fortes do evento está desfalcado: a moda praia. Lenny - talvez a maior atração do Fashion Rio por conseguir o feito de dar status de peça com muita informação e criatividade de moda a um biquíni de poucos centímetros de lycra - não vai desfilar. A carioquíssima Blue Man também pula a edição invernal, deixando para a Salinas (ótimo caimento, moda praia coquete), então, a função de representar, solitariamente, a praia na temporada carioca.
Baixas significativas (não por conta da estação do ano, mas da estratégia de posicionamento da marca) e retornos de grifes que já fizeram parte do line-up dão clima de "troca-troca" ao calendário. A Animale, que tem a talentosa Priscila Darolt na equipe de estilo, trocou o Rio por São Paulo e desfilará no São Paulo Fashion Week. Já a Sommer, depois de perder o estilista Marcelo Sommer, agora fica sem Thaís Losso, que deixou a direção criativa da marca. Assim, também desiste de desfilar. Do lado dos que voltam a mostrar sua moda na cidade maravilhosa, boas notícias: Rita Wainer (ela também assina a coleção da Ellus 2nd Floor, que fez apresentação de estréia no último SPFW) e a AcquaStudio, que tinha Wilson Ranieri como o principal nome da equipe de estilo. Ranieri, porém, deixou a grife há cerca de dois meses e participará apenas do São Paulo Fashion Weeek, com a grife que leva seu nome.
Grande "trunfo" da temporada carioca, Gisele Bündchen desfilará para a grife Colcci com exclusividade, pela sétima vez consecutiva, e deve causar o alvoroço de sempre. Entre as estréias, o estilista Ivan Aguilar - que ficou famoso por fazer alguns ternos para o presidente Lula e faz parte do time Casa de Criadores, em SP - e as marcas Apoena (de Brasília) e Acomb (de artesãs da comunidade de Cidade Alta, zona norte carioca, nascida a partir do trabalho da ONG Ação Comunitária do Brasil do Rio de Janeiro).
Dentro da programação "tradicional", destaque para os desfiles da marca Maria Bonita Extra (sucesso de vendas dos últimos anos, com moda comercial sem perder o apelo de moda, a grife estréia nova estilista, Ana Magalhães, que entrou no lugar de Andrea Marques) e dos jovens estilistas do projeto Rio Moda Hype, responsável por revelar o frescor promissor da nova moda carioca.
Acompanhe a cobertura completa do evento pelo UOL, com vídeos, reportagens e fotos dos desfiles.
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