Topo

Acrobacias de rua, construções de moda e Elton John desfilam no Rio Moda Hype

Fernanda Yamamoto mostrou short bufante cinza e foi destaque pela experimentação - Alexandre Schneider/UOL
Fernanda Yamamoto mostrou short bufante cinza e foi destaque pela experimentação
Imagem: Alexandre Schneider/UOL

CAROLINA VASONE<br>Enviada especial ao Rio de Janeiro

11/01/2008 17h38

Palco dos novíssimos estilistas brasileiros, o Rio Moda Hype desfilou sua primeira leva de seis jovens grifes em apresentação coletiva de coleções rápidas nesta sexta (11), penúltimo dia de Fashion Rio.

Ex-assistente de Alexandre Herchcovitch, formada pelo curso Seqüencial em Moda da Faap (coordenado por Jum Nakao) e pela conceituada escola de moda Parsons, de Nova York (onde fez estágio na Calvin Klein), a paulista Fernanda Yamamoto foi o grande destaque do primeiro dia de Rio Moda Hype com uma grande vantagem em relação aos outros estilistas: a experimentação. Embora ainda um pouco tímidas, suas construções mostram apuro técnico e criatividade de modelagem, além de boas peças comerciais, como o shortinhos bufante todo franzidinho em cinza, o vestido curtinho, também em cinza, com franzidos pontuais e interessantes na saia.

No quesito "show" (afinal, moda também é diversão), a grife Adpac, da carioca Adriana Pacheco, animou os convidados com a performance do grupo Tobu, praticante do Le Parkour, espécie de esporte que consiste em se deslocar de um ponto ao outro da maneira mais rápida e eficiente possível, superando obstáculos que vão de pedras no chão a muros altos. Na passarela, vários caixotes foram colocados como obstáculos, transpostos de maneira acrobática pelos integrantes da versão carioca da prática inventada na França. A performance fazia alusão ao tema da coleção, os felinos. No quesito "roupas", a Adpac fez algumas interessantes experimentações de volumes, prejudicadas pelo styling pesado e caricatural, que desviava a atenção da modelagem.

Melca Janebro, que abriu a apresentação, produziu boas peças isoladas, como as de piquê, num estilo "bonequinha" bastante preso no espírito retrô. Já Renata Veras, em homenagem a Elton John, criou coleção bem humorada, apostando no kitsch sensual, com calças justíssimas, estampa grande de onça, shortinho curtíssimo. Stefania se prendeu às leggings brilhantes na linha da loja americana American Apparel, construindo imagem de moda semelhante ao que já foi visto em temporadas passadas. Noemy se inspirou no universo infantil em coleção com vestidinhos geométricos e femininos.