Topo

Vinhetas provocam a curiosidade de fashionistas antes dos desfiles

A rainha do carnaval de SP, Valeska Reis - UOL
A rainha do carnaval de SP, Valeska Reis
Imagem: UOL

Do prédio da Bienal<br/> <br/>

18/01/2008 16h19

Antes do início de cada desfile, as vinhetas de apresentação das grifes têm chamado a atenção dos convidados. Imagens rápidas, mostrando diferentes facetas de São Paulo, são embaladas por trilhas pulsantes.

Inspirado no tema central desta edição do São Paulo Fashion Week, "Uma babel para o século 21", o documentarista Richard Luiz, responsável pelos filmes, quis passar uma idéia de poesia e solidão na megalópole, por meio de uma imagem de moda.

Para isso, ele pinçou 19 personagens, dentre as 60 pessoas selecionadas por Daniela Thomaz para ilustrar a cenografia do prédio da Bienal. "Queria mostrar a miscigenação, colocar músico, maquiador, operário, prostituta, japonês, negro, albino", contou Luiz.

O resultado é uma mistura de figuras conhecidas no mundo da moda, da noite paulistana e anônimos, como o maquiador Duda Molinos, a hostess e artista plástica Yaya Pagh, o músico Dudu Tsuda, do Jumbo Elektro, e a rainha do carnaval de São Paulo, Valeska Reis.

As quatro vinhetas, criadas mesclando foto, super-8 e HD, trazem sempre um personagem principal em seu universo pessoal dentro de São Paulo ou em lugares-símbolo da cidade: o prédio Copan, o restaurante Ritz, o clube D-Edge, um apartamento em plena avenida Paulista, o Mercado Municipal, a rua Augusta, o metrô, entre outros.

A trilha, indispensável para passar a idéia de agilidade em meio ao caos urbano, apostou na era digital. "A idéia era ter músicas que vazaram na Internet", explicou o documentarista. A curadoria ficou por conta de Augusto Mariotti, braço direito de Paulo Borges (diretor do SPFW), que pesquisou entre o que há de novíssimo dentro da mistura de rock com eletrônico. Entre as 32 faixas, encontram-se Justice, Uffie, The Teenagers, M.I.A. e remix da coqueluche nacional Cansei de Ser Sexy.

As músicas não se repetem, com exceção de três, que estiveram presentes no dia-a-dia de Richard Luiz durante o trabalho de finalização das vinhetas na última semana. "Foram três músicas que me moveram neste período. A do CSS, a do Justin Timberlake e...". "Gente, não lembro. Deixa duas mesmo", riu. (FERNANDA SCHIMIDT)