Topo

Spa: aqui homem também é bem-vindo!

10/02/2010 07h00

Há alguns anos, eram poucos os spas com espaço reservado somente para o público masculino. A situação se equilibrou devido à grande procura por parte dos homens por tratamentos de beleza, emagrecimento ou para diminuir o stress.

No spa Espaço Aono, em São Paulo, os serviços mais procurados são a massagem shiatsu e a massagem 'Despertar dos Deuses', relaxante

FOTOS: VEJA O QUE SPAS OFERECEM PARA OS HOMENS

 A palavra spa tem origem incerta. Muitos atribuem à expressão em latim "salut per aque", que significa “saúde por meio da água”. Outros afirmam que a sua origem foi tirada do nome da vila belga Spa Francorchamps, conhecida pelos seus banhos públicos relaxantes e renovadores.

 

Estes locais de saúde e bem-estar popularizaram-se no final do século 20, passando a significar um espaço que oferecem tratamentos com água, vapor ou infusões, normalmente complementados com massagens e tratamentos médicos não invasivos (podologia, nutrição, entre outros). Ao longo dos anos, eles se multiplicaram muito e se especializaram em três modalidades: regime, descanso e estética.

A grande diferença que se pode sentir hoje é a localização geográfica. Existem os localizados em hotéis e resorts, na praia ou campo, que oferecem tratamentos a partir de pacotes de no mínimo um final de semana. Já os spas urbanos são muito procurados para atividades que demandam no mínimo uma hora ou até um dia inteiro, os últimos conhecidos como “day spas”. O número de homens é crescente e muitos têm horários específicos ou salas reservadas exclusivamente para eles.

“O público masculino aumenta a cada dia. Muitos clientes homens já estão conosco há algum tempo e vão além do corte de cabelo. Temos muita procura por massagem, limpeza de pele, aparo da barba e podologia. E eles marcam sempre com o mesmo profissional e são super disciplinados, voltando mensalmente”, afirma Regina Bonini, gerente do Salão Ritz, que conta com uma sala VIP só para rapazes. “E os homens são mais fiéis que as mulheres para tratamentos de beleza”, acredita.

No Espaço Be, por conta da procura por serviços como massagens relaxantes, limpeza de pele e podologia foi criado nas noites de terças e quartas-feiras um "Clube do Bolinha", quando os homens se reúnem para uma happy hour diferente com pacotes customizados.

Em outros Day Spas urbanos, como o The Art of Beauty La Prairie, a solução encontrada para atender os rapazes foi a hora marcada: “Os homens representam 40% dos clientes e procuramos preservar a privacidade, principalmente do público masculino, que nem sempre gosta de revelar que foi fazer um tratamento estético, quanto mais encontrar com alguém nesta situação”, responde Mauro Ducatti, diretor do espaço.

Com o aumento progressivo do número de spas, o Serviço de Proteção ao Consumidor (Procon) alerta para os itens que devemos observar ao contratar este tipo de serviço:

1. Após definir qual é a meta desejada é recomendável fazer uma pesquisa de preços e serviços inclusos, como alimentação (cardápio e número de calorias),
serviços oferecidos (massagens, atividades físicas, tratamentos faciais e capilares etc.), espaço físico e equipamentos (área de lazer, piscinas, aparelhos de ginástica etc.), profissionais à disposição, acompanhamento médico e
quantidade de dias de permanência;

2. Para a estadia geralmente são feitos pacotes, portanto é necessário estar atento aos benefícios inclusos. Muitas vezes as massagens, o tratamento facial e capilar, assim como os produtos usados (cremes) são cobrados à parte;

3. Como estes locais proporcionam muita atividade física e alimentação baseada em baixas calorias, é necessária orientação médica por meio de exames e avaliação física prévia. Nesta etapa não deixe de sanar todas as suas dúvidas. Observe se este serviço está incluso no valor apresentado;

4. O contrato, além da identificação das partes, deve registrar tudo o que for combinado verbalmente: data de entrada e saída, período de estadia, preço, formas de pagamento, se financiado, número, valor e vencimento de cada parcela, encargos por atraso no pagamento, todos os serviços, produtos e tipo de alimentação inclusos, exames e acompanhamento médico e condições e situações para rescisão do contrato.

Colaborou com a coluna Paula Baraldi