Topo

Moda do Nordeste mostra seus novos talentos a partir deste domingo no Dragão Fashion

FERNANDA SCHIMIDT

De Fortaleza*

25/04/2010 07h24

Atualizado em 25/4, às 11h28

 

A moda feita no Nordeste dá o tom da 11ª edição do Dragão Fashion Brasil, maior evento do setor na região, que começa neste domingo (25), no Centro de Convenções de Fortaleza, no Ceará.

  • Fernanda Schimidt/UOL

    Vista da praia de Iracema, em Fortaleza

Durante quatro dias, jovens talentos da moda regional apresentarão seus desfiles para o Inverno 2010, com coleções que lidam com temas locais e universais, como a velocidade, o caos e o artesanato. Entre os destaques estão Vitorino Campos (aposta da moda baiana), Iury Costa (moda “cabeça” e minimalista), Ivanildo Nunes (vencedor na categoria Designer do Prêmio Sinditêxtil de Modelagem e Design, que lhe garantiu uma vaga na edição de novembro da Casa de Criadores), Ronaldo Silvestre (já foi convidado a desfilar no Rio Moda Hype, durante o Fashion Rio), Lindebergue Fernandes (veterano entre os jovens, teve seu trabalho exposto na conceituada feira Premiere Vision, em Paris) e Sá.Maria (trio estreante no lineup).

 

O foco das marcas que desfilam no Dragão Fashion está na moda feminina, dando espaço também para a moda praia de luxo (Mar del Castro), jovem (Piorski), street (MarcusSoon), moulage (Francisco Matias) e sustentável (Conexão Solidária).

 

Ao longo da semana, o evento oferecerá painéis de discussões e workshops sobre tendências, mercado internacional, sustentabilidade e conectividade e promoverá um concurso entre estudantes de moda de universidades em diferentes regiões do Brasil.

 

Ainda integram a programação de desfiles nomes já consagrados no mercado nacional, como Lino Villaventura e Mario Queiroz, do São Paulo Fashion Week, Melk Z-da, do Fashion Rio, e Walério Araújo e João Pimenta, destaques da Casa de Criadores.

 

Neste ano, o Dragão Fashion fechou uma parceria com a semana de moda de Londres, polo de jovens estilistas na Europa, e com a feira Estethica, iniciativa ecosustentável do Conselho de Moda Britânica. A ideia é expor a moda sustentável e reciclada do Ceará no mercado de moda da Inglaterra,na próxima edição do evento, em setembro. A parceria foi anunciada durante coletiva de imprensa realizada na manhã deste domingo.

 

O nome do evento faz menção ao Dragão do Mar, codinome de Francisco José do Nascimento ou Chico da Matilde, importante líder jangadeiro e abolicionista cearense nascido em Canoa Quebrada em 1839. Seu apelido também deu origem ao principal centro cultural do estado, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na praia de Iracema.

 

Veja abaixo o lineup completo de desfiles do Dragão Fashion Brasil.

 

Dia 25 de abril, domingo
16h Conexão Solidária
17h Jolie!Jolie! por Andrea Cerqueira
18h Iury Costa
18h30 Mark Greiner
19h Vitorino Campos
19h30 Mario Queiroz
20h Handara
20h30 Ivanildo Nunes
21h Mar Del Castro

 

Dia 26 de abril, segunda-feira
17h30 Madame Surtô
18h Francisco Matias
18h30 MarcusSoon
19h Piorski
19h30 Sá.Maria
20h Skyler
20h30 Weider Silveiro
21h Lindebergue Fernandes

 

Dia 27 de abril, terça-feira
16h30 Concurso de Novos (1ª seleção, com Universidade Vale do Acaraú/CE, Universidade Estácio de Sá/RJ, Universidade Federal de Goiás/GO e Faculdade Católica do Ceará/CE)
18h Tarcísio Almeida
18h30 Kalil Nepomuceno
19h SiS Couture
19h30 Tiana Moscoso
20h João Pimenta
20h30 Thais Gusmão
21h Walério Araújo

 

Dia 28 de abril, quarta-feira
16h30 Concurso de Novos (2ª seleção, com Fadesne/CE, Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio/ SP e Universidade Federal do Ceará/CE)
18h Melk Z-da
18h30 Cristiane Gomes
19h Dona Florinda
19h30 Ronaldo Silvestre
20h Gustavo Silvestre
21h Lino Villaventura
 

*A repórter viajou a convite da organização do Dragão Fashion Brasil