Topo

Ney Matogrosso, Yamandu Costa, flamenco e biquínis se apresentam em teatro do Rio

CAROLINA VASONE

Enviada especial ao Rio

30/05/2010 14h32

Ney Matogrosso, o violonista Yamandu Costa, biquínis, dança flamenca, não necessariamente nesta ordem. Para marcar o retorno à temporada carioca, a Blue Man organizou um espetáculo intimista e emocionante no começo da tarde deste domingo (30).

  • Akexandre Schneider/UOL

    Ney Matogrosso canta durante desfile da Blue Man para o Verão 2011 no Fashion Rio (30/05/2010)

No pequeno teatro de tablado Glaucio Gil, que acaba de ser restaurado em Copacabana, a grife abriu o desfile com uma apresentação de dança flamenca. O barulho dos saltos das bailarinas, ao ritmo dos passos, foi a única trilha sonora ouvida. Ao retirar a música e adaptar o figurino típico da dança a um modelo parecido, em tom de pele transparente (dava para ver os maiôs e biquínis da grife por baixo), a performance ficou muito mais interessante e intensa, sem correr o risco de esbarrar no estereótipo.

No balcão do teatro, Yamandu Costa, um virtuose do violão, tocou temas flamencos enquanto as modelos desfilaram os biquínis inspirados na viagem de aniversário que a estilista Marta Reis fez a Granada e a Sevilha, na Espanha andaluz.

Entre uma "fase" e outra da coleção para o Verão 2011, Ney Matogrosso. De camiseta solta, bordada de paetês prateados e calça jeans, o artista cantou em espanhol enquanto fazia cena, virando para olhar os modelos masculinos desfilarem sungas, todas de modelagem maior e laterais largas. Fez sucesso, como era de se esperar.

Na coleção, a combinação de preto com vermelho (às vezes mais para o vinho, às vezes mais para o vermelho) vinda do flamenco apareceu em muitas peças, que também tiveram pitadas de dourado claro. Nos melhores momentos, mistura de estampa de contorno listradinho com floral, uma falsa sobreposição de parte de cima e de baixo funcional e interessante e texturas trançadas com brilhos, além de pespontos em estampa. Na modelagem, nada muito novo, com calcinhas e sutiãs em tamanho menor, sem exageros. A mistura do branco, preto e branco em estampas florais, assim como o bege, o branco e o vermelho também apareceram em maiôs e biquínis, os últimos mais bem-sucedidos.