Topo

Dupla anglo-brasileira Romeo Pires aposta na camisaria e busca parcerias no Brasil

MARIA EUGENIA TOMAZINI

Colaboração para o UOL, de Londres

21/09/2010 17h20

A camisa vem se revelando aposta segura nas passarelas da semana de moda de Londres para o Verão 2011. No desfile de Paul Smith, mais da metade dos looks eram compostos por ela. 

A dupla anglo-brasileira Romeo Pires, formada por Nicholas Humphrey e Sergio Pires, reforça esta tendência e vai além: usa a camisa como ponto de partida de sua coleção, para construir e desconstruir a peça de diferentes maneiras. 

Longa, curta, lisa e estampada. A Romeo Pires usou quase variadas possibilidades na passarela e levantou questões sobre os limites do uso das roupas. “Queríamos puxar essa coleção ao limite do convencional, o que pode ou não na moda. Saia para homem? Camisa no ombro?”, disse o brasileiro Sergio Pires. O tom da coleção é dado por um forte elemento de alfaiataria, remetendo às vestimentas dos súditos de uma corte.

Os estilistas se conheceram em 1991, quando ainda eram estudantes na Guildhall University. Já venderam suas criações para a cultuada "fast fashion" inglesa Topshop (“muito trabalho para uma coleção pequena e comercial”, diz Pires) e agora procuram outros desafios, como parcerias com marcas brasileiras. “Fazemos boa parte da produção no Brasil, alguns dos sapatos e as camisas”, diz. Algum interessado?