Segredo das sobrancelhas perfeitas é respeitar o desenho natural e não seguir tendências
O primeiro passo para ter sobrancelhas bonitas e naturais, como se fossem a moldura dos olhos, é esquecer o que se vê nas passarelas e tirar proveito do desenho original. Claro, com alguns ajustes. “Não existe sobrancelha que está na moda, cada rosto fica bem com um estilo. E essa harmonia é que é bonita. Não precisa ser fashion para ter beleza”, resume o maquiador e designer de sobrancelhas Théo Carias, do salão Oh!Théo beauty&Co, de São Paulo, que enfatiza que o principal papel da sobrancelha é realçar o olhar, para isso ela deve ser ‘limpa’ e o mais natural possível.
O segundo passo é saber escolher um bom profissional. De acordo com o expert, o ideal é que seja um designer de sobrancelhas, por ser uma pessoa que tem conhecimento de harmonia, anatomia e visagismo (técnica que valoriza a beleza e o equilíbrio, de acordo com as características físicas de cada um). No entanto, justamente por ter uma formação mais elaborada, não é fácil encontrar esse perfil de profissional, nem todos os salões têm. Para driblar essa carência, Théo dá uma dica preciosa: “pode se espelhar nas sobrancelhas de uma amiga e experimentar fazer com quem ela costuma fazer. Outra boa opção são os maquiadores, eles trabalham com a anatomia do rosto e sabem explorar o que fica mais harmônico. Esteticistas e manicures é melhor evitar, até existem aquelas que têm um conhecimento, mas é raro”, ensina o mago da pinça.
Dúvidas cruciais
Quando o assunto é sobrancelha, poucas pessoas são completamente seguras quanto ao estilo. “O mais importante para ter uma sobrancelha bonita é respeitar o desenho natural, não importa se ela é fina ou grossa. É melhor deixar a vontade de seguir tendências de lado e tirar proveito do estilo próprio”, ressalta Théo Carias, que aponta um dos maiores erros que uma pessoa pode cometer: afinar o desenho. “Quem tem sobrancelha grossa, deve mantê-la sempre ‘limpa’, sem excessos, mas nunca deve tentar afinar. Compromete a harmonia do rosto”.
Outro aspecto importantíssimo para manter a harmonia do rosto é prezar o equilíbrio entre a cor da sobrancelha e a cor dos cabelos. Se clarear o cabelo o ideal é dar uma amenizada também no tom das sobrancelhas, senão fica um efeito falso. Para evitar esse deslize visual basta clareá-las um tom abaixo. “O ideal é fazer isso de três dias a uma semana depois de ter tingido os cabelos porque nesse período a cor dos cabelos dá uma desbotada e fica mais próxima ao tom que vai ficar por um tempo. Essa é a melhor maneira para saber qual o tom exato que se deve produzir nas sobrancelhas, que podem ser tingidas com uma tinta específica para elas ou tinta de cabelo em quantidades ínfimas. Lembrando que o tom certo deve ser um pouquinho mais forte do que a cor dos cabelos, para não perder a expressão. Pessoas com as sobrancelhas muito claras tendem a ficar com o olhar mais neutro”, ensina Théo.
Voltando ao desenho perfeito. A ala masculina também deve se preocupar com esse cuidado estético. “O homem tem que aparar os fios maiores e tirar o excesso de pelo, quando necessário. Esse cuidado não tem nada a ver com sexualidade e sim com assepsia. Principalmente na região entre os olhos, em cima do osso do nariz. Vale a pena para não ficar com a fisionomia sisuda e aspecto selvagem”, justifica Théo.
Para aprender mais
Algumas técnicas e truques são muito úteis para preservar o desenho original e valorizar o rosto e o olhar. Confira as dicas de Théo Carias:
Evite "limpar" a sobrancelha em casa, pois dessa forma é mais fácil perder a noção do desenho como um todo
-- É melhor que a sobrancelha seja mais grossa ou o mais próximo possível do desenho original – sobrancelhas muito finas e arredondadas deixam o olhar triste, além de envelhecer
-- Amenize falhas com lápis de sobrancelha de cor bem semelhante à cor natural dos pelos ou com caneta semipermanente para maquiagem – essa última deve ser usada sem exagero para não pesar ou ficar artificial. Outro truque eficaz: aplique sombra em pó marrom sobre a região da falha, com pincel chanfrado levemente molhado para aumentar a fixação da sombra.
-- Acerte na pinça: as de ponta reta são indicadas para retirar os pelos em excesso; as de ponta fina, pontudas, são perfeitas para acertar o desenho. Os pelos devem ser arrancados sempre no sentido natural.
-- A região do meio, entre os olhos, é importantíssima para manter a harmonia do rosto. Para retirar os pelos dessa área sem errar, faça o truque do pincel: pegue o cabo de um pincel (pode ser de um pente também, desde que seja um cabo fino e comprido) e coloque reto paralelo ao nariz, de maneira que fique bem próximo à narina. Observe o ponto em que ele vai encostar no canto interno da sobrancelha, esse é o limite – nesse ponto ela deve começar, o que estiver além do cabo do pincel é excesso e deve ser retirado.
-- Descentes de árabes e espanhóis, que têm um desenho mais grosso, e em alguns casos irregular, devem aparar sempre e também retirar os excessos para não deixar a fisionomia carregada e amenizar o olhar. Para rebater um olhar mais duro, o ideal é fazer formas mais orgânicas, curvilíneas. O canto interno quando é muito reto deixa o olhar mais duro, se ele for arredondado traz leveza.
-- Quase ninguém tem uma sobrancelha igual a outra, por isso é tão importante abusar dos recursos da pinça. Quanto mais semelhante uma sobrancelha da outra, mais bonito e harmonioso fica o rosto.
-- Xilocaína não é eficaz para evitar a dor ou o desconforto das pinçadas na pele. Um bom anestésico tópico é a pomada Emla – basta aplicar 40 minuto antes do procedimento.
-- A maquiagem também pode valorizar a sobrancelha – aplique sombra iluminadora em pó na base no canto externo embaixo e um pouco na parte de cima, também no canto externo. O desenho parece mais definido e ilumina a região em volta.
-- Se você é daquelas que costuma limpar a própria sobrancelha, tenha muita atenção, pois dessa forma é mais fácil perder a noção do desenho como um todo.
-- Não se esqueça de retirar os fios invisíveis, aqueles finos e claros que quase não se percebe, mas é necessário tirá-los para que a pele da região fique bem limpa.
-- Retirar os pelos com cera não é recomendado, pois pode causar flacidez na região
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.