Topo

Dupla de fotógrafos holandeses tem Lady Gaga como musa e abraça o Photoshop

Vinoodh Matadin e Inez van Lamsweerde posam durante entrevista no São Paulo Fashion Week (14/06/2011) - Patrícia Araújo/UOL
Vinoodh Matadin e Inez van Lamsweerde posam durante entrevista no São Paulo Fashion Week (14/06/2011) Imagem: Patrícia Araújo/UOL

FERNANDA SCHIMIDT

De São Paulo

15/06/2011 05h07

“A pessoa que mais nos inspira hoje é Lady Gaga, não por quem é ou pela maneira como se veste. Mas por dar força para que as pessoas sejam quem elas realmente são”, disse a fotógrafa Inez van Lamsweerde, 47, da dupla holandesa Inez & Vinoodh, um dos nomes mais importantes da fotografia de moda atualmente, ao lado de Annie Leibovitz, Mert & Marcus, Nick Knight e Steven Meisel.

O duo reuniu 300 imagens de sua trajetória em exposição, em cartaz no prédio da Bienal durante o São Paulo Fashion Week e aberta gratuitamente ao público de 19 de junho a 3 de julho. A mostra apresenta fotos tiradas ao longo dos 26 anos de carreira dos fotógrafos. A ideia do projeto partiu do estilista Karl Lagerfeld, da Chanel, como um convite para a publicação de um livro há oito anos. “Pretty Much Everything” será lançado em dois volumes apenas este ano, pela editora Taschen.

Inez contou em entrevista na tarde desta terça-feira (14) que quer, assim como Lady Gaga, fazer as pessoas se sentirem bem. “Tentamos fazer com que as sessões de fotos sejam alegres ao máximo. Esperamos que qualquer pessoa, após ser fotografada, saia do estúdio feliz consigo mesma”, disse ela. Sua maior responsabilidade, falou, é deixar a pessoa bonita: “Temos de encontrar aquilo que a define e trazê-lo à tona. Isso não acontece quando estamos nos fotografando, porque podemos ficar feios e não tem problema”.

A fotógrafa referia-se à campanha masculina da Lanvin para o Verão 2010 na qual contracenou com seu parceiro, Vinoodh Matadin, 49. A imagem se transformou em uma das mais marcantes da dupla: um beijo entre Vinoodh e Inez, nua com o corpo todo pintado. “Ela mostra o que acontece com uma pessoa quando ela perde seu amor. A tinta era como se a minha pele tivesse sido arrancada, como se o Vinoodh estivesse sob ela”, falou.

  • Divulgação

    Inez & Vinoodh fazem vezes de modelos para a campanha masculina Verão 2010 da Lanvin. A foto é uma das mais marcantes do trabalho da dupla

Seu trabalho é calcado em dualidades. São sempre dois pontos de vista diferentes, com Inez e Vinoodh, cada um com uma câmera, fotografando de ângulos distintos. “Trabalhamos sempre os opostos: o mundano e o espiritual, o bonito e o grotesco. Nós pensamos de maneira similar, mas ao mesmo tempo nos complementamos e nos incentivamos a chegar a novos resultados, continuamente”, disse ela.

Ainda que saudosos dos filmes em rolo e do processo cuidadoso de revelação das fotos, Inez e Vinoodh abraçaram a era digital e suas facilidades, como o Photoshop. “Usamos como a nossa câmera, é apenas uma ferramenta”, disse Vinoodh sobre o programa de edição de imagem, famoso por esconder gordurinhas e imprefeições. “O Photoshop nos permite perverter a ideia de tempo, já que você pode alterar uma imagem depois dela ter sido feita. Usamos para retocar, aperfeiçoar as roupas e acentuar as cores”, completou Inez.

Para eles, esta nova ordem da tecnologia acessível torna o trabalho fotográfico muito mais livre. Em vez de se sentirem ameaçados pelo turbilhão de fotos disponibilizadas na internet, Inez e Vinoodh resolveram abrir uma conta no Tumblr, plataforma focada no compartilhamento de imagens. “Podemos tirar uma foto hoje, postar e ela irá atingir um monte de gente, e já vamos saber qual é a resposta das pessoas. Cortamos o ‘homem do meio’, que são as revistas. É mais democrático”, falou Inez.