Preparar o corpo para a gravidez evita problemas; saiba o que é possível fazer
Nem sempre a gravidez é planejada, mas, quando é, a mulher pode caprichar. O hematologista e clínico Gustavo Vilela acredita que um programa pré-gestacional é a melhor forma de deixar a futura gestante com o corpo saudável e nas melhores condições possíveis para ter um bebê. "O objetivo é identificar alterações no corpo da mulher que possam aumentar as chances de aborto espontâneo, defeitos no desenvolvimento do bebê e de depressão pós-parto", explica o médico. "Ter um filho é extremamente sério, e é preciso que as mulheres encarem isso como um verdadeiro projeto a ser iniciado antes de engravidar."
Para o ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho, carências nutricionais, erros alimentares, deficiências hormonais, uso de medicamentos (inclusive a pílula anticoncepcional) e toxinas ambientais são os principais pontos que devem ser avaliados antes da mulher engravidar. "Tudo o que é planejado é melhor. Se você vai construir uma casa, fabricar um produto ou fazer uma palestra, existe planejamento. Por que seria diferente com uma gestação?", pergunta Vilela. Especialistas dão dicas e explicam etapas importantes do processo que antecede uma gravidez mais tranquila e segura. Confira:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.