Fetiche entre interessados por design, Pantone dita moda através das cores
Há quase 50 anos, em 1963, Lawrence Herbert, fundador da Pantone Inc., criou um sistema inovador de identificação, combinação e comunicação de cores. A ideia inicial era solucionar problemas associados à produção da indústria gráfica ligada ao agrupamento e arranjo de matizes.
Sediada em Carlstadt, Nova Jersey (EUA), hoje a Pantone Inc. vai muito além de seu sistema de cores: a empresa trabalha na elaboração de produtos com base em tendências de pigmentos para o consumidor.
De acordo com a diretora executiva do Instituto Pantone Color, Leatrice Eiseman, os objetos coloridos com as cores Pantone constituem uma maneira de manter as pessoas mais próximas às novidades da área. Para isso, a empresa criou a Pantone Universe, uma coleção com mobiliário, utilidades domésticas, objetos para escritório, eletrônicos, acessórios e vestuário.
Cores no décor
Na área relativa à decoração, talvez a maior contribuição da organização seja o relatório anual de tendências para mobiliário denominado Pantone Vista home + interiors que, entre outras coisas, elege a “cor do ano”. A de 2012 é a chamada “Tangerine Tango” (identificada pelo código 17-1463, marca registrada da empresa). Para Eiseman, “[tal estudo] ajuda a manter tanto os designers, quanto os consumidores conscientes de quais são as tendências e como combinar essas cores em paletas para o lar”.
Também, ao observar os produtos desenvolvidos pela Pantone, fica claro que a aplicação dos matizes não é pensada de maneira aleatória. Cada cor é testada em diversas superfícies (entre elas tecidos) para que o resultado não seja uma surpresa desagradável e, sim, um tiro certeiro.
No Brasil, algumas lojas de decoração (inclusive online) comercializam os produtos da Pantone Universe, como cadeiras, porta-chaves e interruptores. Quase um fetiche para quem gosta de design, cultura pop -e cor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.