Saiba como arrasar na festa da empresa sem abrir mão da moda
Engana-se quem pensa que montar um look para a festa de fim de ano da empresa é tirar do armário as peças mais monotónas. Mais do que possível, é recomendado que você invista em um visual caprichado, com toques fashion, para encontrar os colegas, o chefe e o chefe do chefe nessa ocasião. "As pessoas têm que sentir que você se preocupou em se arrumar. Valorize-se, pois estará sendo observada", diz a consultora de estilo Titta Aguiar, autora de "Moda Artesanal Brasileira na Visão de um Personal Stylist" (Editora Senac São Paulo).
O único perigo é, você sabe, exagerar. Ninguém quer pagar de perua ou periguete na frente da empresa inteira, afinal de contas, a segunda-feira está logo ali. Para um look elegante que aproveita as tendências que as principais lojas do país exibem nas vitrines, fique ligada nas dicas:
Transparências
É uma aposta arriscada – quando muito ousada, a transparência deixa o visual vulgar. Porém, investir em uma peça assim pode valer a pena. "A transparência deixa a pessoa mais festiva e feminina", afirma Cristina Zanetti, personal stylist da Oficina de Estilo. Para escolher a sua, prefira as que deixam partes discretas do corpo à vista, como o braço, e evite aquelas que mostram demais, como as costas inteiras. "O ideal é que o umbigo não apareça", diz Cristina. Já comprou a sua e viu agora que exagerou? Coloque um top ou uma regatinha por baixo, evitando contrastes – nada de top preto com blusa branca. E deixe aquele sutiã bonito para as festas com amigos e família: seus colegas não precisam conhecer suas roupas íntimas, por mais comportadas que elas sejam.
Paetês
Vestidos curtos de paetês, como de Sophie Charlotte, estão em alta. Entretanto, para a festa da empresa, prefira manter as lantejoulas e brilhos a detalhes ou a algumas peças, como a jaqueta de Elisa Sednaoui e a blusa de Selena Gomez
Devem ser usados com cuidado, de preferência à noite. "É uma roupa muito glamurosa. Use só a saia ou só a camisa com paetês", sugere Silvana Bianchini, dona da Dresscode, empresa especializada em consultoria de imagem. Para combinar, o melhor são acessórios mais discretos: brincos ou colares chamativos deixarão o look carregado. Uma opção mais segura se você curte brilhos é deixá-lo para os detalhes – a gola da blusa ou o salto do sapato – ou investir no tricô de lurex. "Ele permite um brilho no brinco ou colar", diz Silvana.
Fenda
Vale usar somente as funcionais. "A fenda que não é sexy demais é aquela que permite o movimento – ela tem uma função, que é dar conforto", diz Silvana. Em uma saia lápis, por exemplo, a fenda é necessária para você conseguir se sentar – é como a abertura do paletó do terno para o homem. "Agora, uma fenda que rasgue até o meio da coxa, não é funcional. Essa a gente tem de evitar", ensina a consultora de imagem.
Saia longa
Cleo Pires pecou na escolha da saia longa. Por não ser muito alta, ela deveria ter apostado em um modelo reto, como o de Mary-Kate Olsen (centro), que a deixaria mais longilínea. Por outro lado, as mais altas podem abusar das saias estampadas e volumosas, como Carolina Ferraz (direita)
É uma ótima opção para compor o look na festa da empresa, pois deixa você elegante e na moda. Escolha uma com caimento de acordo com seu tipo físico. Se você for baixinha, use com um salto, de preferência, mais grosso. E prefira aquelas não são muito rodadas, para evitar o volume. Quem estiver um pouco acima do peso deve escolher modelos retos, de cores mais escuras e sem brilhos, para não ressaltar o quadril.
Decotes
Saia mullet
Repare como Karolina Kurkova e Chelsea Handler ficam mais sensuais com as saias de cortes menos suaves. Prefira uma mullet mais discreta, como a de Paris Hilton (esquerda)
A saia mullet – aquela que tem a parte da frente mais curta que a de trás – só deve ser usada se tiver um corte suave para não ficar sensual demais, ensina Titta Aguiar. Lembre: o menor comprimento de uma saia para se usar no ambiente profissional sem perder a elegância é um palmo acima do joelho.
Maxicolar
Aposte no maxicolar para incrementar o visual
Para eles
Homens podem combinar jeans com paletó e até mesmo substituir a camisa por uma camiseta divertida no terno. Mas deixe a calça descolada, como a de Ricky Martin (esquerda), para a balada com amigos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.