Casamento em restaurante é solução econômica e intimista; veja dicas
Para os noivos que querem celebrar a união de maneira prática, intimista e com menos gastos, realizar a cerimônia e a festa de casamento em um restaurante é a solução ideal. É possível contratar o serviço por telefone e, em alguns casos, o pacote inclui até uma assessoria especializada.
Economia na decoração e no bufê
Os custos com decoração tendem a ser bem menores em restaurantes, já que a contratação oferece mesas e cadeiras, assim como todos os utensílios para o bufê. No restaurante Tiella, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o valor de locação do espaço (a partir de R$ 6.400) inclui todo o mobiliário existente na casa.
Já o restaurante paulistano Marakuthai oferece um cardápio mais em conta (a partir de R$ 145 por convidado), elaborado apenas com "finger food", as famosas miniporções que dispensam pratos ou talheres.
Como o bufê será quase totalmente oferecido pelo restaurante, é indicado que os noivos escolham um espaço que combine com a personalidade deles e de seus convidados. O ponto positivo é que, na maioria dos restaurantes, é possível reservar a data somente com uma semana de antecedência, o que ajuda bastante os casais mais apressados.
"O local deve comportar a quantidade de convidados sem aperto, e é ideal que os noivos já conheçam o cardápio, para não ter erro", diz Fernanda Floret, autora do blog "Vestida de Noiva".
Para Fernanda, também é importante quebrar o visual do restaurante e decorar a festa com personalidade, para sinalizar que é um evento especial. "Basta mudar a disposição dos móveis, criar uma mesa comunitária para a família dos noivos, usar lindos arranjos florais. Vale até trazer objetos de casa como porta-retratos para dar um toque pessoal e íntimo", diz.
Atenção ao detalhes
Nem sempre é permitido decorar o restaurante ou trazer algo para incrementar o bufê. Se é vontade do casal mudar o clima do ambiente ou acrescentar algo ao cardápio, é preciso checar antes. "Permitimos e sugerimos a personalização com flores e balões", diz Beatriz Krasovic, coordenadora de eventos do restaurante Marakuthai.
Segundo Simone Sciorilli , coordenadora de eventos do restaurante Praça São Lourenço, localizado na Vila Olímpia, em São Paulo, os noivos podem contratar fornecedores de doces e decoradores para personalizar o evento.
Já nas unidades da pizzaria paulistana Veridiana, espalhadas entre os bairros de Higienópolis, Jardins e Perdizes, o serviço de vallet, música ao vivo e decoração é de responsabilidade dos contratantes.
Espaço e montagem
Em alguns casos, os restaurantes não comportam um grande espaço para casamentos. É preciso checar se o local escolhido aceita organizar pista de dança com DJ, por exemplo. "Na contratação, é melhor perguntar também sobre o volume de som permitido e o tempo que terá para montagem e desmontagem do casamento", diz Fernanda Floret.
Outra informação importante é que alguns restaurantes trabalham com exclusividade no evento. Por isso, reservam a data apenas para o casamento. Em outros, a reserva é trabalhada em cima de um horário limite para começar e acabar a festa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.