Cabelos curtos estão em alta; veja maneiras de finalizar os fios com estilo
Depois da febre dos cabelos longos e esvoaçantes à la Gisele Bündchen, os fios curtinhos estão roubando a cena, agradando tanto mulheres mais discretas quanto fashionistas. Em suma: mostrar a nuca nunca esteve tão em alta. Prova disso é o visual das atrizes Leandra Leal e Michelle Williams e da cantora Jennifer Hudson, que endossaram o time das adeptas deste estilo despojado, prático e superfeminino.
A própria Jennifer Hudson, em entrevista à revista People, declarou: “O cabelo curto tem tudo a ver com atitude; é preciso tê-la para usar". Já o cabeleireiro das celebridades Marco Antonio de Biaggi define: “É extremamente sensual mostrar a nuca”. O profissional Glecciano Luz, do Rio de Janeiro, também afirma que “mulheres que arriscam e adotam cabelos curtos costumam ter a personalidade forte e uma postura mais descontraída”.
Portanto, quem estava na dúvida ou sem coragem para radicalizar e cortar os fios bem curtos agora tem motivos de sobra para investir nessa tendência. “O segredo é aproveitar, curtir e desapegar. Abuse dos acessórios e aproveite o cabelo curto para expressar sua identidade e se divertir”, declara o cabeleireiro Rafael Melo Ramos, da House of Beauty, de São Paulo. A seguir, veja como potencializar os benefícios dos fios curtos.
Finalizadores
Convenhamos: lavar os cabelos, aplicar um leave-in e, em minutos, estar pronta é um luxo. Penteados curtinhos ficam um charme com as pontinhas estilizadas, volume na raiz e fios desalinhados. Nesses casos, uma pomada seca pode fazer milagres no dia a dia. “A pomada é uma ótima opção e já existem algumas específicas para cada tipo de cabelo”, afirma Glecciano.
Ele ainda explica que o ideal é usá-las quando os cabelos estiverem secos e lavados. Mas, caso queira um visual com fios mais definidos, pode aplicar o produto nos cabelos ainda úmidos. “As ceras matte também são boas e práticas de usar, de preferência aquelas à base de água. O spray de cabelo também traz movimento aos fios, deixando-os finos e desfiados”, declara o profissional.
Se a mulher quiser um visual sofisticado, pode optar pelo efeito molhado. “Esse visual, ideal para festas, combina com uma risca no meio da cabeça ou na lateral, mantendo todo o restante penteado atrás da orelha”, diz Glecciano.
Corte: o segredo para manter o charme
Mesmo sendo práticos, os cabelos curtinhos também exigem manutenção; talvez, até com mais frequência do que os longos. “Esse tipo de corte tem prazo de validade menor, que varia de 50 a 60 dias. Dependendo do estilo, perde a forma durante esse tempo”, explica o cabeleireiro Cesar Renckel, do salão HBD Spa, no Rio de Janeiro.
Mas a manutenção depende mais do estilo do corte do que do tipo de fio --liso ou enrolado. “No geral, é possível dizer que os encaracolados duram mais”, afirma Renckel. Concorda com ele, o colega Glecciano Luz: “Cortes curtos em cabelos cacheados podem durar mais tempo, quando estilizados com mousse, produto que ajuda a manter a definição dos fios”.
Para o profissional Rafael Melo Ramos, de São Paulo, as mulheres com cabelos enrolados também precisam ter cuidado e escolher um corte adequado ao tipo do rosto, a fim de evitar que essa parte do corpo pareça maior e haja uma desarmonia, por conta do volume natural. “Já os lisos trazem mais liberdade, mas é importante tomar cuidado também nos casos de pouco cabelo, pois, dependendo do corte, a mulher pode parecer ter ainda menor quantidade”, diz o expert.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.