Vinagre no lugar do amaciante? Sim, o truque funciona! Aprenda a usar
O vinagre pode substituir o amaciante na lavagem de roupas. Ao ler ou ouvir de algum parente ou amigo essa dica de limpeza, bate aquela desconfiança: mas funciona mesmo? E a resposta é sim! Veja porque o truque caseiro é eficaz e saiba como usar o vinagre corretamente na hora de lavar sua roupa.
Vinagre = amaciante?
A dona de casa, criadora e editora do site Donas de Casas Anônimas, Renata Marques, afirma que, por experiência própria, o vinagre amacia as roupas, sendo uma ótima alternativa ao amaciante comum. O condimento usado no preparo de pratos saborosos, seria capaz de amaciar as fibras do tecido e retirar os resíduos do sabão, além de ser um produto mais barato e biodegradável.
- Qual tipo de vinagre usar? Em teoria qualquer vinagre pode ser usado, porque todos contém o ácido acético responsável por amaciar as roupas. Mas dê preferência aos incolores, como o vinagre de vinho branco.
- Qual a medida? Use aproximadamente 100 ml de vinagre para cada cinco quilos de roupas.
- Precisa diluir? Não é necessário fazer uma diluição prévia. Basta colocar a quantidade de vinagre diretamente no compartimento para o amaciante, porque a máquina de lavar cuida de dilui-lo automaticamente. Caso a lavagem seja a mão ou o equipamento não tenha o depósito para o amaciante, adicione o vinagre na água do último enxágue.
- A roupa fica com cheiro de salada? Ao estender a roupa no varal, você ainda pode sentir um pouco do cheiro do vinagre, mas à medida que a roupa seca, o aroma desaparece por completo.
- Como substituir o perfume do amaciante? Se você faz questão de sentir um perfume nas roupas, na hora de passar, aplique uma água perfumada própria para tecidos ou utilize sachês aromáticos nos armários e gavetas.
- Pode usar em tecidos delicados? Não. O melhor é evitar o uso em tecidos finos e delicados como sedas e rendas, porque o ácido acético pode agredir as fibras.
Mas por que o vinagre funciona?
O coordenador do Núcleo Alquimia do Instituto de Química da Universidade Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), campus Araraquara, Rodrigo Fernando Costa Marques, explica que durante o processo de lavagem das roupas, ao entrar em contato com a água, a parte polar da molécula do sabão se liga à água e a parte apolar à gordura. Durante o enxágue, as moléculas do sabão saem com a água levando a gordura. Porém, mesmo após o enxágue, o excesso de moléculas do sabão fica aderido à fibra, conferindo carga negativa ao tecido. Como no caso dos ímãs, as fibras passam a se repelir, o que dá à roupa aquela característica áspera e ressecada.
"É aí que entra o vinagre", afirma o professor. Segundo ele, "ao adicioná-lo à lavagem, o ácido acético da substância consegue neutralizar as cargas negativas deixadas pelo sabão, da mesma forma como faz o amaciante".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.