Soneca pode melhorar a tolerância à frustração
Tirar uma soneca reduz o comportamento impulsivo e melhora a resistência à frustração, sugere um estudo de pequenas proporções.
Os pesquisadores estudaram 40 pessoas de 18 a 50 anos. Após três noites de sono normal, os participantes realizaram testes computadorizados de tolerância à frustração --que consistiam em terminar uma tarefa impossível de solucionar-- preencheram questionários sobre sonolência, humor e impulsividade. Em seguida, foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um tirou uma soneca de uma hora e o outro assistiu a um vídeo sobre natureza. Eles realizaram o teste novamente ao fim do processo. O estudo foi publicado no periódico americano “Personality and Individual Differences”.
$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/comportamento/quiz/2015/07/14/o-que-os-seus-sonhos-dizem-sobre-voce.htm')
Antes da soneca e do vídeo, o tempo em que os participantes permaneceram buscando uma solução para a tarefa foi praticamente igual. Todavia, após o período de sono --os representantes desse grupo afirmaram ter dormido ao menos parte do tempo-- o grupo da soneca passou muito mais tempo tentando solucionar o problema, enquanto que o outro desistiu rapidamente. O grupo da soneca também classificou o próprio comportamento como menos impulsivo que o grupo que não dormiu.
Jennifer R. Goldschmied, principal autora e doutoranda da Universidade Michigan, nos Estados Unidos, reconheceu que a amostra é pequena e composta em sua maioria de estudantes universitários e talvez não seja aplicável a outras populações. A avaliação também não usou dispositivos eletrônicos para medir com precisão sono e vigília.
Entretanto, "as pessoas estão começando a compreender a importância de uma soneca rápida", afirmou a autora.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.