Desfile de Valentino com modelos brancas com tranças causa polêmica na web
Valentino subiu, nesta terça-feira (6), na passarela de Paris com uma coleção para o Verão 2016 inspirada na África. A apresentação, no entanto, foi bastante criticada na internet por ter sido estrelada, em sua grande maioria, por modelos brancas.
De acordo com o site "E! Online", menos das 10 garotas que estiveram na passarela tinham a pele mais escura. Assim, internautas acusaram a grife de apropriação cultural, já que a Valentino mostrou modelos brancas usando tranças e dreadlocks, penteados ligados à cultura negra.
"Valentino está fazendo um desfile inspirado no estilo/história da África e as modelos são predominantemente brancas. Como pôde?", escreveu um internauta no Twitter. "'Inspirado na África'... o continente? Com mais de 50 países? Conte-nos mais, Valentino", completou outra usuária da rede social.
Em sua conta o Instagram, a Valentino usou expressões como "primitiva" e "tribal" para descrever a coleção. A marca, no entanto, ainda não se pronunciou sobre as críticas.
O desfile chamou a atenção pouco tempo depois de polêmica na Semana de Moda de Nova York, em que a pequena presença de modelos negras nas passarelas virou assunto de discussão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.