Estampas deixam o quarto mais alegre e aconchegante; saiba combinar
As estampas em harmonia com os demais revestimentos e móveis são capazes de dar personalidade e deixar o ambiente mais vibrante e interessante. Mas as regras de uso devem se alinhar ao gosto e ao estilo de cada um. Em dormitórios, geralmente, a intenção é criar uma atmosfera de tranquilidade e aconchego, por isso os desenhos delicados e em cores suaves são os mais utilizados.
Para quartos de casais, os motivos florais e marinhos ajudam na composição de cenários românticos. Nos infantis, onde a busca é por alegria e diversão, a liberdade para combinar estampas de cores fortes é maior. E, nestes casos, as padronagens podem ser utilizadas para criar um clima de aventura ou fantasia. Em ambientes femininos, alternativas bastante exploradas são as estampas clássicas, como bolinhas e arabescos, além dos padrões florais. Já nos quartos masculinos, os geométricos, listrados e xadrezes, especialmente em tons sóbrios, são quase onipresentes e garantem ares modernos ou sofisticados. Mas e se você quiser fugir a esses clichês? Quais são as dicas?
Use com moderação
Harmonizar estampas com superfícies lisas e monocromáticas é relativamente simples. O maior desafio é combinar padrões diferentes sem sobrecarregar o espaço com excesso de informações e, para isto, há uma fórmula: "O ideal é que haja uma composição de cores. Cada estampa deve complementar a outra, sem roubar a atenção", ensina a arquiteta Solange Guerra. Alternativa é utilizar as estampas para estabelecer contrastes através de cores complementares.
Uma mistura a ser evitada nos cômodos de dormir, porém, é aliar estampas marcantes com cores fortes ou muito escuras. "Se a intenção é ser ousado, faça a composição de maneira pontual ou apenas em algum detalhe", sugere Solange.
Tiro certo
A dica fundamental para acertar na composição de estampas é investir em padrões que não saem da moda como florais, xadrezes e listrados e as paletas de beges, cinzas e brancos. É importante planejar adequadamente e usar o bom senso. Uma estampa de frutas, por exemplo, pode ficar ótima na copa, mas parecer inadequada em um quarto.
Se ainda assim você teme exagerar na dose, comece a introduzir as estampas em acessórios que possam ser alterados, como nas roupas de cama e almofadas ou em peças menores, como poltronas. Papéis de parede também são um recurso interessante para incorporar as estampas à decoração, mas prefira usá-los em tons mais neutros ou em pequenas áreas de destaque, como na cabeceira da cama.
Fontes: Vanessa Pasqual, arquiteta; Solange Guerra, arquiteta; Barbara Gomes da Silva e Giulliana Pinheiro Savioli, sócias do Studio 011 Arquitetura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.