O aroma certo pode deixar a casa mais fresca nos dias quentes; veja
Em dias de muito calor, uma brisa refrescante é tudo o que desejamos. Nessas horas, o cheirinho de folhas frescas ou de frutas cítricas nos ambientes pode trazer um pouco de alívio e conforto, além de criar uma atmosfera perfumada na medida certa. Para alcançar o efeito desejado, as fragrâncias mais recomendadas são as cítricas ou herbais com notas florais leves. Bons exemplos são as baseadas em bambu, chá verde, hortelã, alecrim ou lavanda.
Obviamente, a escolha entre um aroma ou outro é muito pessoal, mas há alguns perfumes mais ou menos apropriados para cada espaço. Laranja, limão e tangerina costumam perfumar cozinhas sem agredir as narinas dos chefs. Para banheiros e lavabos, alecrim, eucalipto e hortelã combinados com cítricos são infalíveis no intento de proporcionar uma sensação de limpeza, enquanto, fragrâncias suaves com fundos de lavanda e capim-limão não atrapalham o descanso em quartos e salas.
O método mais eficaz
Há diferentes formas de introduzir um aroma em um ambiente, dos tradicionais sachês aos difusores com varetas. Geralmente, o principal critério para definir o método de aplicação é o tamanho da área. Os difusores elétricos e as velas perfumadas são indicados para o uso em quartos, mas podem ser ineficazes em salas muito amplas. Sachês são ótimos para locais fechados, como armários e gavetas, ao passo que os difusores de varetas são ideais para banheiros e cômodos pequenos. "Sprays" e disparadores automáticos são apropriados para o uso banheiros e locais de passagem.
Para quem sofre com alergias, vale se certificar de que a fragrância utilizada foi elaborada com óleos naturais e não com essências sintéticas. Além dos produtos disponíveis nos mercados e em lojas especializadas, também é possível perfumar a casa com frutas cítricas e água. Para isso, basta colocar cascas de laranja ou de limão para ferver. O líquido quente fica aromatizado com os óleos essenciais das frutas e pode ser mantido em um frasco sem tampa para perfumar o ambiente até que a solução esfrie. A receita também é indicada para retirar o cheiro de gordura e para umidificar o ambiente em dias muito secos.
Fontes: Aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf; Carla Véscovi, aromaterapeuta da Aromaluz.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.