Como descartar os esmaltes sem prejudicar o meio ambiente
A prática de pintar as unhas é bastante presente na rotina de muitas apaixonadas por beleza, mas o esmalte é um dos cosméticos que mais possui componentes químicos que degradam o meio ambiente. Cada frasco de tinta é composto por 85% de solventes e 15% de resinas, plastificantes e corantes. Essa combinação pode ser inofensiva ao organismo humano se usado em seu exterior, porém é bastante prejudicial à natureza quando descartados da maneira incorreta.
Fátima Toledo é manicure há mais de 20 anos e nunca se preocupou com o descarte de seu material de trabalho --até o dia em que danificou a horta de sua casa no interior de São Paulo. "Nunca me preocupei muito em jogar esmaltes. Simplesmente os colocava no lixo", relembra. "Infelizmente quando deixei o lixo na parte de fora de casa os frascos quebraram e a tinta entrou na minha hortinha. Danificou todos os meus temperinhos. Até hoje fico receosa em comer algo de lá", relembra do episódio que ocorreu há sete anos.
O que aconteceu no quintal de Fátima é apenas um exemplo em proporção menor do que acontece em um aterro. Segundo o consultor ambiental Alessandro Azzoni, quando o frasco é descartado no lixo comum pode ir para o aterro, quebrar e seus componentes entrarem em contato com o solo e atingir o lençol freático, assim contaminando a água. "Nunca jogue esmalte no lixo normal", sentencia.
A pedido da reportagem, Azzoni reúne algumas saídas para descartar frascos:
1. Existem várias formas de dar fim ao seu esmalte. "Se houver tinta dentro, utilize-o para pintar algo [salto de sapato, copos, vasos, esculturas]", fala o especialista.
2. Caso você não tenha onde colocar o finalzinho do frasco, derrame o esmalte sobre uma folha de papel. "Espere alguns minutos até que a química evapore", fala. O papel usado poderá ser descartado no lixo comum, pois o esmalte já secou e sua química evaporou.
3. Quando o esmalte já está vencido, muitas vezes ele endurece. Coloque um pouco de removedor de esmalte dentro do vidro seco e mexa até dissolver o restante do produto. "Faça isso duas vezes", fala.
4. Reciclagem: "Com o vidro limpo, dá para descartá-lo junto aos demais vidros para reciclagem. Não esqueça de separar o vidro e o plástico da tampa. Cada um tem que estar em seu respectivo lugar".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.