Mansplaining ou a mania que os homens têm de interromper as mulheres
A cena é bastante comum, inclusive em reuniões de trabalho: uma mulher começa a expor seu ponto de vista e é interrompida por um colega no meio da explicação sem nenhum constrangimento.
Também é comum que um homem, independentemente do tipo de relação que tenha com uma mulher, queira explicar para ela alguma coisa --muitas vezes banal-- de forma paternalista, assumindo que ela não tem condições de entender o tema sem que ele mastigue a informação. A esse hábito masculino feministas mundo afora deram o nome de "mansplaining", junção das palavras "man", homem, com "explain", explicar, as duas do inglês.
Para mostrar como o fenômeno funciona na prática, o site americano "ATTN" produziu um vídeo (abaixo), que traz uma compilação de situações reais em que "mansplaings" foram flagrados. O vídeo foi publicado com legendas em português pelo página "Empodere Duas Mulheres", do Facebook. Assista:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.