Estão fazendo joias com dentes humanos (e até que elas são bonitas)
"Sinta-se livre para se enfeitar com você mesmo". Este é o lema de uma artista holandesa que tem feito joias usando dentes de pessoas adultas. E até que as peças são bonitas.
De acordo com o jornal britânico "Independent", a artista Lucie Majerus apresentou a coleção chamada "Marfim Humano" durante a semana de design da Holanda. O uso de dentes humanos seria uma alternativa ao uso do marfim, feito de presas animais.
"Por que quase extinguimos os elefantes por causa de seus preciosos 'dentes'? Por que não valorizamos outros tipos de 'dentes', também? Quando tirei o meu siso, eu o mantive para mim e acabei criando a ideia do 'Marfim Humano'", falou a artista, que estuda na academia de design Eindhoven, à publicação. "Quero distorcer a nossa noção de valor material e refletir sobre o convencional. Em oposição ao materialismo, 'Marfim Humano' age metaforicamente para trazer o nosso valor em nós mesmos".
Lucie apresentou peças como brincos do estilo earcuff, broches e anéis. Durante a semana de design da Holanda, as reações foram divididas entre o espanto e o nojo. "Surpreendentemente, a maior parte das pessoas curtiu a ideia", contou.
A artista diz, ainda, que, apesar de os dentes serem duríssimos, são mais macios do que pedras. No processo de confecção das joias, ela pede os dentes que os clientes gostariam de usar e dá um banho de água sanitária neles, antes de começar a lapidação e o polimento. Caso a peça tenha algum buraco, a jovem o preenche com a mesma massa que dentistas usam no consultório.
E aí? Você usaria?
Você usaria joias com dentes humanos?
Resultado parcial
Total de 195 votos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.