Em qual fase da vida os filhos mais estressam as mães? Estudo responde
Criar filhos é fonte de muitas alegrias e, também, muito estresse. Mas há fases mais difíceis do que outras. Pelo menos é o que aponta um estudo da Universidade do Estado do Arizona (EUA), conduzido pelas cientistas Suniya S. Luthar e Lucia Ciciolla. A publicação confirma o que muita gente já sabia: ser mãe de adolescente pode ser bem desgastante.
Segundo a curva de “satisfação” utilizada no estudo, o estágio em que as mães se sentem pior é quando os filhos estão no ensino médio – de 14 a 17 anos–, por ser um momento de mais conflitos entre mães e filhos. A questão de gênero se mostrou irrelevante: meninos e meninas podem igualmente provocar descontentamento.
A melhor fase da maternidade é quando os filhos já estão adultos, após a faculdade, quando o diálogo entre mãe e filhos fica de igual para igual, de acordo com o estudo.
A pesquisa envolveu 2,2 mil mães norte-americanas com filhos de idades variadas – de bebês a adultos – e analisou resultados de questionários sobre aspectos como bem-estar, ansiedade, estresse e satisfação em cada estágio da vida dos filhos, além da percepção do comportamento dos herdeiros em relação a elas.
Qual fase da vida dos filhos você considera mais desgastante como mãe?
Resultado parcial
Total de 3550 votos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.