Estudo traça três perfis de "tiradores de selfie" no Insta; qual o seu?
As selfies dominam as redes sociais há algum tempo. Kim Kardashian, a rainha dos autoretratos, já até embolsou uma graninha a mais ao lançar um livro inteiramente dedicado aos seus cliques favoritos, intitulado "Selfish" (trocadilho de "selfie" com "selfish", egoísta, em inglês). Os motivos para tais registros, porém, são mais complexos do que a simples ideia do narcisismo, segundo pesquisadores da Brigham Young University.
O fenômeno deu origem a um estudo, publicado no jornal Visual Communication Quarterly, que buscou entender os reais motivos que levam as pessoas fotografarem a si mesmas. Os 46 participantes ranquearam alguns dos motivos relacionados aos seus comportamentos. As respostas foram avaliadas e resultaram em três perfis: os comunicadores, os autobiógrafos e os que buscam autopromoção.
Comunicadores
São aqueles que postam imagens como uma forma de se conectar com seguidores e abrir espaço para o diálogo com eles. São os que aprovam a via de duas mãos na hora de se comunicar. O estudo cita exemplos de famosos que posam para selfies usando camisetas com o escrito "Eu votei!", como forma de chamar a atenção para a questão política e incentivar seus seguidores a participar da eleição --caso de Layd Gaga. Outro famoso que é caracterizado como comunicador é Leonardo DiCaprio, que usa seu Instagram para divulgar causas ambientais.
Autobiógrafos
Basicamente, quem se vale das selfies para documentar momentos importantes e significativos de sua vida. O estudo descreve que se trata de quem quer dividir esses momentos com os outros, mas que não espera retorno nem propõe diálogo. Por exemplo: o astronauta da NASA, Scott Kelley, postou diversas selfies durante o período de um ano em que esteve no espaço. Aqui entram também as blogueiras de moda e beleza, que mostram sua rotina, suas roupas, suas maquiagens, viagens e refeições.
Autopromotores
Embora muita gente acredite que as selfies são um sintoma da necessidade de o ego ser alimentado, o grupo que busca autopromoção nas redes sociais representa o menor dos três mencionados, de acordo com o estudo. Tratam-se das pessoas que amam documentar suas vidas e, fazendo isso, esperam apresentar-se de uma maneira mais positiva do que a realidade. A gente nem precisa dizer que o clã Kardashian-Jenner entra aqui.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.