Peladões param a Oscar Freire em campanha contra excesso de embalagens
Entre famílias, cachorros de raça e carros importados, uma cena nada comum chamou a atenção de quem passou pela rua mais luxuosa do Brasil -- a Oscar Freire, localizada no bairro dos Jardins, em São Paulo -- no último fim de semana: a marca de beleza Lush tirou a roupa de seus funcionários para conscientizar a população sobre a produção excessiva de embalagens, principalmente na indústria de cosméticos.
Em entrevista ao UOL, Zé Osmar, um dos vendedores da loja, contou que rolou de tudo um pouco: vergonha, cantadas e, claro, resultado positivo da ação. “Fiquei com vergonha no início. Além de representar a campanha, ficar nu em público tem a ver com aceitação do corpo. Mas depois de um tempo, a maioria das pessoas nem notava mais que estávamos pelados. Afinal, todo mundo tem bunda, né?”.
Ficar nu, usando apenas um avental escrito 'Pergunte-me porque estou pelado', em plena Oscar Freire não foi tão fácil assim. “Ouvíamos piadinhas a todo momento. Cantadas só fiquei sabendo por cima de um caso e, logo, o time contornou a situação de maneira bem leve”.
Letícia Sanchez, gerente de comunicação de marca regional da Lush, afirmou que o convite para a ação aos funcionários foi feita de maneira respeitosa. “Deixamos claro que a participação seria voluntária. Eles toparam de primeira e ficaram muito empolgados. Foi uma experiência inusitada e divertida, porém com um propósito firme”.
A campanha, que é intitulada #veraopelado, mostra que as embalagens descartáveis coloridas, normalmente confeccionadas em plásticos, leva mais de 400 anos para se decompor no meio ambiente.
Os peladões lançaram a campanha na época de Carnaval já que, segundo a marca, no Carnaval do ano passado, o Rio de Janeiro produziu mais de 900 toneladas de lixo em apenas um mês de comemoração.
A mesma ação, com funcionários pelados, já aconteceu em outras lojas da Lush na África do Sul, Reino Unido e Austrália.
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