Topo

Menina que pediu roupas com heróis recebe resposta do CEO da marca

Alice Jacob, 5, viralizou nas redes sociais ao mandar uma carta para a marca de roupas GAP - Reprodução/Facebook
Alice Jacob, 5, viralizou nas redes sociais ao mandar uma carta para a marca de roupas GAP Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL

31/03/2017 09h17

No começo de março, Alice Jacob, 5, viralizou nas redes sociais ao mandar uma carta para a marca de roupas GAP questionando porque as estampas de super-heróis e da franquia Star Wars só eram voltadas para o público masculino. O caso repercutiu tanto a ponto de chegar aos ouvidos do CEO da marca, que atendeu ao pedido da menina.

Na carta, a filha da escritora e cientista política norte-americana Beth Jacob, pede que a fabricante de roupas confeccione mais “camisetas legais para meninas” e deixe de segmentar as roupas por gênero.

“Meu nome é Alice Jacob e eu tenho quase 5 anos e meio. Eu gosto de camisetas legais, como as do Super-homem e as do Batman; como as de carros de corrida, também. Todas as suas camisetas de meninas são rosas, de princesas ou algo parecido. As camisetas dos meninos são realmente legais. Os garotos têm Super-homem, Batman, rock and roll e esportes. E quanto às garotas que curtem coisas como essas, como eu e minha amiga Olivia? Vocês poderiam fazer algumas camisetas legais para garotas, por favor? Ou: vocês poderiam fazer uma seção ‘não meninos ou meninas’ – apenas uma seção para crianças?”

A mãe de Alice publicou sua carta no The Washington Post e um funcionário da GAP entrou em contato com sua mãe pelo LinkedIn, informando que a companhia não estava conseguindo encontrar a carta original da menina.

Com a ajuda de Beth, a mensagem foi localizada e, pouco tempo depois, Alice recebeu um e-mail do CEO e presidente da Gap, Jeff Kirwan.
Na mensagem, divulgada pelo jornal “Huffington Post”, Kirwan disse que Alice parecia ser uma “menina muito legal e muito estilosa”.

“Em GapKids, nós sempre tentamos oferecer uma variedade de estilos e opções para meninos e meninas. Isso inclui camisetas femininas com estampas de dinossauros, caminhões de bombeiros, tubarões, futebol e alguns de nossos super-heróis. Nossa última coleção Disney, ‘Beauty and the Beast’, inclusive, diz respeito a força e bravura de meninas e isso é algo realmente importante para nós. Mas você está correta. Eu acho que podemos melhorar e apresentar mais opções que satisfaçam a todos. Conversei com nossos designers e estamos trabalhando para oferecer produtos mais divertidos que eu acho que você vai gostar”, escreveu para a menina.

No fim do e-mail, o executivo avisou, ainda, que estava enviando algumas das camisetas favoritas de Alice –incluindo a estampada com a personagem Rey, protagonista da saga Star Wars– e pediu para que ela respondesse o que achou da resposta enviada e dos presentes.

Em resposta, Alice contou que ficou contente com o feedback da GAP. “Obrigada pelas roupas e pela carta (…) Isso me fez muito bem. A camiseta da Rey é bem legal. Vou vesti-la amanhã, para ir à escola”.

Já a mãe de Alice afirmou ao “Huffington Post” que a resposta da empresa foi surpreendente, porém, ressalta que o importante, em sua opinião, não é dar presentes, mas garantir que as crianças sejam ouvidas pelos adultos. “Não se trata apenas de camisetas, mas de mostrar às crianças que grandes transformações começam com pequenas mudanças“, escreveu Beth ao executivo.