Projeto espalha comedouros para animais de rua em cidade do interior de SP
Muitos cães e gatos vivem nas ruas de praticamente todas as cidades do Brasil, sofrendo com a fome, a sede e o abandono. Para tentar amenizar pelo menos um pouco o sofrimento dos bichinhos, foi lançado no mês passado em Americana, cidade do interior de São Paulo, o projeto AlimentaCão.
O plano é instalar "comedouros e bebedouros" feitos com cano PVC pelas ruas da cidade para que os animais possam saciar a sede e a fome a qualquer hora do dia.
Quem idealizou o projeto, 'inicialmente sem recursos públicos', foi o vereador Guilherme Tiosso. "O Programa é financiado por empresas e pessoas que de forma voluntária queiram colaborar. Cada ponto tem o custo de R$ 80", explica Ricardo Nascimento, assessor do vereador e colaborador do projeto.
Ele também explicou que pessoas interessadas na causa podem virar tutores de um ponto, e assim ficariam responsáveis pela manutenção do espaço: "Mas é importante falar que a população também ajuda. A vizinhança colabora com os tutores com doações de rações, trocas de água e manutenção. É tudo trabalho voluntário. Ninguém é obrigado. Nós temos um cadastro e vamos acompanhando tudo de perto. Se alguém não puder mais ajudar, eles nos avisam e nós procuramos outra pessoa".
Atualmente a cidade já tem três pontos do AlimentaCão, mas outros 15 já estão prontos e sendo preparados para serem colocados nas ruas nessa e na próxima semana. "A nossa ideia é instalar pelo menos uns 100 pontos pela cidade. Isso ajudaria bastante os animais abandonados, que são muitos aqui em Americana", falou Ricardo.
Ele também disse que a ideia já está chegando nas cidades vizinhas. Segundo ele, já existem pedidos de comedouros para Nova Odessa e Santa Bárbara D'Oeste: "Provavelmente isso vai se espalhar pela região".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.