Bar de SP cria 'drink La Penha' para salvar mulheres de assédio
"Ei, moça! Você está em um encontro que não está indo muito bem?" Um aviso que começa com essa frase chamou a atenção dos frequentares do Red Show, um bar estilo pub localizado em Santo André (SP).
Isso porque o cartaz, colado na parede dos banheiros femininos, pretende ajudar a mulher em algum tipo de encontro amoroso abusivo, por exemplo, sugerindo que ela solicite um drinque específico para obter ajuda sem chamar a atenção.
Antes da história do cartaz, Renato Zacarias, proprietário do bar, lembra que o local teve apenas um caso de violência doméstica, quando um rapaz chegou a ameaçar a namorada e precisou ser retirado pelo segurança. "Não foi nenhum grande problema, mas, por conta deste episódio, já pensávamos em algo para tentar coibir esse tipo de atitude", diz.
Até o momento, no entanto, ninguém precisou pedir o La Penha no balcão, diz. Ele conta que a ideia de colocar a mensagem surgiu há cerca de três semanas, quando soube com o irmão, Robson, que também é sócio do estabelecimento, de um bar na Europa que fez algo parecido. "Gostamos da proposta e quisemos trazer para cá", explica. Caso se sinta ameaçada, a cliente pede o drinque e, automaticamente, passa a ser acompanhada por um segurança da casa até o carro, ou táxi, até ficar livre do agressor.
Trabalho preventivo
A ideia fez sucesso entre os frequentadores e também com quem viu a foto apenas na internet. Tanto que a imagem, compartilhada por Ariane Rivera no Facebook no último sábado (20), já teve mais de 17 mil curtidas e quase 70 mil compartilhamentos. Renato ressalta, contudo, que a ação não foi feita com o intuito de ser divulgada.
"Nosso público--na faixa dos 18 aos 25 anos-- é muito alternativo e variado, mas também se preocupa com esse tipo de situação. Acho que, até por isso, nunca tivermos problema em relação a violência", avalia ele, antes de completar: "Colocamos mais para prevenir caso aconteça algum dia, dando uma alternativa para a pessoa."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.