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Casamento com viagem: 10 dicas para dar tudo certo no dia

Getty Images
Imagem: Getty Images

Mariana Bueno

Colaboração para o UOL

30/05/2017 04h00

Diferentes motivos fazem com que um casal opte por se casar fora de suas cidades ou no exterior, em um destination wedding, tendência que vem crescendo cada vez mais. O mais comum é quando os noivos têm uma história com o local ou quando as famílias são de lugares diferentes e eles escolhem um destino neutro para todos.

Para a cerimonialista Marina Maciel, uma das vantagens desse tipo de casamento é que a programação se estende por vários dias, dando a oportunidade de os noivos aproveitarem mais seus convidados e sua festa. "Por outro lado, a logística sempre é maior também”, diz.

Confira dez pontos importantes para dar tudo certo no dia da cerimônia:

1. Definir se será no Brasil ou exterior

Entre os destinos mais procurados para um destination wedding no Brasil estão Petrópolis (RJ), Búzios (RJ) e Trancoso (BA). No exterior, Portugal se destaca por ter a mesma língua e por ser um dos países mais baratos na Europa. O Caribe e a região da Toscana, na Itália, também fazem sucesso pelo romantismo. Há de se considerar o preço: “Um casamento em Portugal, por exemplo, muitas vezes sai mais barato do que um no Brasil, pois além de reduzir a lista de convidados não gasta-se tanto com decoração como aqui”, diz Marina.

2. Escolher bem o espaço

Geralmente o casamento fora da cidade dos noivos é em um hotel ou resort. O principal ponto antes de escolher o espaço é se identificar com a energia e atmosfera do ambiente. Mas também é importante avaliar a distância ao aeroporto, pensar no transfer dos convidados até o local e em hotéis próximos para que todos se instalem.

3. Visitar o local pessoalmente

Não é obrigatório conhecer o local antes do grande dia, mas o ideal é visitá-lo pelo menos uma vez.

4. Fazer uma lista de convidados

Em geral, as listas costumam ter uma quebra de 40%. Ou seja, se 200 pessoas forem convidadas, os noivos podem esperar, em média, que 120 delas estejam presentes.

5. Divulgar todas as informações

Em um destination wedding é recomendado que os noivos criem um site com todas as informações possíveis, já que não é um evento de algumas horas, e sim de três dias (em geral). O site deve ter toda a logística, além das programações para os dias anteriores e posteriores ao casamento. Se for em um país com costumes e cultura diferentes, essas informações também devem ser compartilhadas.

6. Ter atenção à data dos convites

Um save the date deve ser enviado a todos os convidados com pelo menos seis meses de antecedência, para que tomem conhecimento da data e possam se programar para a viagem. O convite oficial, se possível, deve ser enviado pelo menos dois meses antes do casamento.

7. Definir as hospedagens

Geralmente os noivos decidem quem vai ficar com eles no mesmo hotel ou casa. Hospedagens da região são sugeridas para os convidados reservarem, às vezes com descontos já negociados.

8. Escolher o celebrante

Boa parte dos casamentos feitos em outra cidade ou país não tem a presença de um juiz ou de um religioso -- muitos noivos escolhem um familiar ou amigo como celebrante.

9. Planejar a chegada de todos

Tanto os noivos como os convidados devem chegar pelo menos um dia antes do casamento. Se for um destino internacional, a recomendação é que cheguem uma semana antes, até mesmo para dar tempo de aproveitar o lugar.

10. Contratar um bom cerimonial

Esse serviço ajuda os convidados com informações de transporte, hospedagem e horários de eventos. Também é importante que o cerimonialista conheça fornecedores locais para ajudar os noivos na organização do evento.