Existe uma técnica de tirar cravos com fio dental e enxaguante; pode isso?
A blogueira Sukhi Mann, que vive na Califórnia, nos Estados Unidos, costuma compartilhar soluções caseiras de cuidados de beleza. Um dos posts recentes de Sukhi no Instagram é sobre tirar cravos do rosto usando fio dental com suporte e enxaguante bucal. A postagem bombou: até segunda, 27 mil curtiram o vídeo (mas o número de pessoas que assistiu é muito maior).
O UOL entrevistou os dermatologistas Claudio Wulkan, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e Flávia Ravelli, chefe do departamento de dermatologia do complexo hospitalar Pró Matre/Santa Joana, também na capital paulista, sobre a prática.
Pode isso?
Apesar de afirmarem que o tratamento alternativo não é a conduta indicada para o problema de pele, os médicos consultados pela reportagem dizem que ele pode surtir efeito, se usado eventualmente.
“O suporte com fio dental é uma forma menos agressiva e mais higiênica do que usar as unhas, por exemplo”, diz Wulkan. Fala com a qual Flávia concorda.
Os dois dermatologistas dizem que se você fizer isso de vez em quando, tudo bem. “Uma vez por mês me parece o ideal”, diz Wulkan. Mas tem um perigo aí: o especialista diz que pode acontecer um efeito rebote, e as glândulas passarem a produzir ainda mais sebo, gerando mais cravos.
Wulkan fala que a recomendação da blogueira de começar o processo com uso de uma toalha quente é uma boa ideia. “Fazendo isso, abrem-se os poros, facilitando a remoção dos cravos. Dá para substituir a toalha por vapor quente.”
Enxaguante? Melhor não usar
Na opinião dos médicos, o ponto mais polêmico é finalizar a limpeza de pele caseira com o enxaguante bucal (cuja função seria diminuir a população de bactérias na região).
Wulkan reconhece as propriedades antissépticas do produto, mas fala que é melhor utilizar as formulações destinadas à pele do rosto.
“Não existem estudos que digam que o uso de enxaguante bucal na pele é seguro, logo, o risco de alergia é grande”, afirma Flávia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.