Topo

Projeto reúne profissionais para dizer que "dar certo" é fazer o que gosta

Juliana Simon

Do UOL

12/06/2017 13h37

Na semana passada, uma festa escolar com o tema “Se Nada Der Certo” causou polêmica e ira nas redes sociais. Nesta segunda (12), porém, o vídeo “Se Tudo Der Certo” respondeu ao fato com histórias de profissionais ironizados pelos alunos da Instituição Evangélica Novo Hamburgo.

Em entrevista ao UOL, o idealizador do projeto, o publicitário Edgard Vidal disse que o objetivo dessa campanha não é apontar o dedo para os alunos e sim fazê-los refletir sobre o que é dar certo na vida. “O que me chamou a atenção é que eles estão passando por um dos momentos mais ‘delicados’ que é o de escolher a profissão que vão seguir no futuro, e nada melhor do que chamar pessoas que amam o que fazem para deixar claro que não se deve escolher uma profissão por status, e sim por amor”, diz.

Sobre o processo do projeto – realizado em quatro dias – Edgard afirma que sempre busca a reflexão em seus projetos. “Depois que eu li as matérias na segunda aquilo ficou martelando a minha cabeça. Quantas pessoas a gente não conhece que largam profissões de alto cargo para irem atrás do que os fazem felizes? Depois disso, liguei para um amigo que topou me ajudar nesse projeto com a sua produtora Usina Reality. Eles foram cruciais para esse projeto sair do papel, o diretor Rafael Szalai me ajudou em todo o processo, desde encontrar alguns dos entrevistados, filmar, fazer a direção de fotografia até editar todo o conteúdo captado”, afirma.

Segundo Edgard, apesar de chateados, os entrevistados encontraram em seus relatos a chance de falar o que estavam guardando para si “que é a realização e a felicidade de exercerem empregos que, infelizmente, hoje sofrem preconceitos sob pontos de vistas arcaicos”, lembra.

“Dar certo na vida para mim, é você encontrar ou pelo menos buscar o que ama fazer. E todo o resto será consequência”, conclui.

As entrevistas foram feitas em apenas quatro dias, com profissionais de São Paulo e conta com página oficial no Facebook para colher mais histórias. Para participar, basta mandar um vídeo para o inbox ou usando a hashtag #SeTudoDerCerto