Emoji no email da firma pode ser entendido como incompetência, diz estudo
Se seu ambiente profissional permite responder e-mails cheios de sorrisinhos e outros emojis tudo fica bem mais legal, não é? Errado. Segundo um estudo recente, o uso destes símbolos pode detonar sua imagem na firma.
A conclusão é de uma série de experimentos feita com 549 participantes de 29 países. O estudo foi conduzido pelas universidades Ben-Gurion, de Haifa e de Amsterdã e publicado no Social Psychological and Personality Science.
Em um dos experimentos, os participantes deveriam ler o email de trabalho de um desconhecido e avaliar sua competência. Alguns incluíam “smiles” e outros não. Os resultados demonstraram o que muita gente temia: quem usa os emojis parece muito simpático, mas também denota menor competência.
"Nos e-mails formais, um ’smiley’ não quer dizer somente um sorriso. Concluímos também que os e-mails sem estes desenhos contêm mais detalhes e informações relevantes", diz a Dra. Ella Glikson, especialista da faculdade de negócios de Ben-Gurion.
Em outro experimento, o uso do “smiley” em e-mails foi comparado à associação dos e-mails a uma foto do remetente, uma foto neutra e outra com um sorriso. No caso de um colega sorridente, a percepção de competência é maior, mas se o email enviado inclui um "sorrisinho" já era: essa percepção volta a cair.
"As pessoas tendem a presumir que o sorriso virtual é percebido como um real, mas o estudo mostra que isto é incorreto. Um emoji só consegue ‘substituir’ um sorriso quando você já conhece a pessoa que mandou o emaiç. Para interações iniciais, evite usar emojis, idependentemente da idade e gênero", indica Glikson.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.