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Feminista Chimamanda Adichie cria campanha de apoio a estilistas nigerianos

do UOL, em São Paulo

01/09/2017 09h58

Ícone literário do feminismo contemporâneo, Chimamanda Ngozi Adichie agora usa seu Instagram — administrado pelas sobrinhas Chisom e Amaka — para divulgar e apoiar as criações de estilistas de seu país natal, a Nigéria.

A cada compromisso público que tem, a escritora faz um post para o projeto "Wear Nigerian", em que mostra um look ou peça da moda local acompanhado da #MadeinNigeria. Em um texto publicado em seu Facebook, Chimamanda explicou sua ideia e os motivos por trás da iniciativa.

"As políticas econômicas desastrosas do governo nigeriano levaram a uma redução do valor do Naira [a moeda do país] e, portanto, do poder aquisitivo. Houve uma mudança nos valores, uma desorientação por parte da classe média e, sobretudo, uma sensação debilitadora de incerteza. Se estamos buscando um lado positivo, então o discurso 'compre produtos nigerianos para fortalecer o Naira' é um deles", escreveu. 

E continuou falando sobre o processo de escolha dos produtos. "Tenho comprado mais marcas nigerianas do que nunca. Descobri novos nomes. Eu me enchi de admiração pelas mulheres e homens que comandam seus negócios apesar dos muitos desafios que encontram. Estou particularmente interessada em marcas de nicho, aquelas para as quais vestir as mulheres nigerianas é tão importante quanto outros objetivos". 

"Troquei bastantes zíperes e ando decepcionada com a baixa qualidade de alguns tecidos, mas muito impressionada com os acabamentos ricos em detalhes. Acima de tudo, amo essas roupas, seus cortes, suas cores, sua aparência divertida, seu charme e habilidade de me fazer sentir eu mesma. Seus criadores, do estilista ao alfaiate, do pessoa que arruma os botões ao entregador, merecem apoio", conclui.

As produções escolhidas por Chimamanda têm feito sucesso nas redes — seu Instagram já acumula quase 74 mil seguidores desde o início do projeto, em abril.