Pierre Bergé, parceiro profissional e marido de Saint Laurent, morre aos 86
O empresário e mecenas Pierre Bergé, parceiro do estilista Yves Saint Laurent na vida e nos negócios, além de metade de um dos casais mais icônicos do mundo da moda, morreu aos 86 anos em St. Remy-de-Provence, no sul da França, vítima de distrofia muscular. O anúncio foi feito à imprensa por sua fundação.
Bergé e Saint Laurent se conheceram em 1958 e, em 1961, fundaram juntos a maison que até hoje é uma das grandes grifes do mundo. Bergé administrou os negócios da Saint Laurent até 2002. No último ano da vida do estilista, que faleceu em 2008, o casal finalmente se casou em uma cerimônia civil.
Seu primeiro trabalho negociando primeiras edições de livros raros o aproximou da intelectualidade francesa. Ele era amigo pessoal de grandes escritores, cineastas, artistas, nomes como Jean Cocteau, Albert Camus, Jean-Paul Sartre e André Breton. Durante toda a sua vida, o empresário também desempenhou funções de mecenas, chegando a dirigir o teatro de L'Athéné, presidindo a Ópera de Paris e comprando novas obras para o Louvre.
Além disso, Pierre Bergé ficou conhecido por seu ativismo na defesa dos direitos LGBT e no combate ao HIV. Em 1994, ele fundou a associação "Juntos Contra a AIDS". Seus negócios também se expandiram até o mundo da comunicação. Depois de fundar as publicações Courrier International e Globe, ele se tornou, em 2010, acionista majoritário do principal jornal francês, o "Le Monde".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.