Um quarto das meninas de 14 anos apresentam depressão, diz estudo britânico
Uma nova pesquisa realizada com estudantes do Reino Unido acendeu a luz vermelha para casos de depressão na adolescência. Segundo um estudo conjunto entre as universidades de Liverpool e de Londres, 24% das meninas e 9% dos meninos na faixa dos 14 anos apresenta o quadro.
Ao todo, foram analisados mais de mil jovens, nascidos entre 2000 e 2001, com relatos dos pais sobre a saúde mental dos filhos nas idades de 3, 5, 7, 11 e 14 anos. Nesta última fase, os adolescentes passaram por um questionário sobre sintomas da depressão.
A pesquisa, publicada na National Children's Bureau, também revelou que crianças vindas de famílias com melhores condições financeiras são menos propensas a sofrer com quadros profundos de depressão.
Meninas x meninos
O estudo também revelou que tanto meninas, quanto meninos apresentam problemas emocionais crescentes, pulando de 7% aos 7 anos para 12% aos 11. Somente aos 14 anos, a prevalência destes transtornos é feminino, com 18% das garotas apresentando sintomas de depressão e ansiedade aos 14 anos, comparado a 12% dos meninos.
O estudo não se aprofunda em relação aos motivos que levam à depressão entre jovens, porém Dr Praveetha Patalay, um dos estudiosos, afirma que esta geração e principalmente as meninas, têm sofrido pressões inéditas em relação a comportamento e autoimagem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.