Homens ganharam 97% dos prêmios Nobel de ciência desde sua criação, em 1901
Por mais um ano consecutivo, nenhuma mulher foi premiada nas categorias científicas do Nobel: Física, Química e Medicina. Desde sua criação, em 1901, apenas 3% das vencedoras foram mulheres, 18 no total, contra discrepantes 581 homens.
Na divisão por categorias, os números são ainda mais distantes: em Física, são 2 mulheres e 205 homens - sendo que a última premiada foi em 1963! Em Química, 4 mulheres e 174 homens. E, finalmente, em Medicina, 12 mulheres e 202 homens. Falta de candidatas não é uma das justificativas, já que neste ano, várias mulheres estavam entre as favoritas nas apostas das categorias.
Os tempos não estão mudando
Em 2016, nenhuma mulher ganhou o Nobel em nenhuma das categorias, incluindo Paz, Literatura e a mais recente, Economia. Esta última, por sua vez, criada em 1969, ficou 40 anos sem premiar nenhuma mulher, até que, em 2009, premiou a primeira e única representante feminina da categoria, a americana Elinor Ostrom.
A autora australiana Leah Kaminsky escreveu em seu Twitter: "Nenhuma mulher recebe o prêmio Nobel este ano. Ah, os tempos, eles não estão mudando", em referência à música "The times, they're changin'", de Bob Dylan, vencedor do Nobel de Literatura de 2016.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.