Aspirar ou lavar? Descubra como limpar cada tipo de tapete
Para limpar um tapete, de forma geral, você pode usar aspirador de pó ou pano úmido para tirar algumas sujeiras. Para lavar e secar, porém, é preciso um pouco mais de atenção, pois os métodos variam de acordo com o tamanho, estilo e material de cada um. Limpezas pesadas e processos de impermeabilização exigem profissionais, mas manutenções periódicas podem ser realizadas em casa. Basta acompanhar as dicas e fórmulas simples que listamos a seguir.
Felpudo
Fibras altas e volumosas, como lã e algodão, apesar de durarem bastante tempo, precisam de uma boa limpeza a cada seis meses. Primeiro, passe uma vassoura de cerdas macias ou aspire para remover pó e resíduos. Em seguida, se precisar eliminar manchas difíceis, passe um pano úmido com um pouco amaciante de roupas, depois escove de leve. A lavagem total só é indicada se a peça estiver muito encardida.
Pele ou couro
Se for de tom claro, como branco ou bege, precisa ser limpo semanalmente. Já os escuros e pretos, uma vez por mês. A limpeza é a seco, feita com o aspirador de pó sempre movimentando o a boca do aparelho na direção dos pelos, com cuidado para não amassá-los ou arrancá-los. Para tirar marcas de sujeira, basta um pano úmido com detergente neutro, mas sem molhar, pois, se demorar mais do que 24 horas para secar, fungos aparecem e a peça começa a cheirar mal.
Fibra
Seja de sisal ou juta, necessita ser aspirado dos dois lados para eliminar a areia fininha que se acumula entre suas tramas, que acabam serradas com o pisar frequente. Nunca use água, pois o material amolece e apodrece. No máximo, esfregue um pano umedecido. Para não mofar sobre pisos úmidos ou casas de praia, coloque sob ele telas de EVA, látex ou feltro. A primeira é um material anti-derrapante, que custa barato e é vendido em lojas de material de construção e decoração
Crochê
Tapetes artesanais devem ser lavados com sabão de coco e à mão, pois são mais delicados. Se sujar muito, a peça pode ficar de molho. Coloque meio litro de água morna com 100 ml de água oxigenada e 2 colheres de bicarbonato de sódio, depois cubra com mais água. Depois de meia hora, enxágue e coloque para secar à sombra, mas sem pendurar, para que o peso da peça molhada não a deforme.
Tingido
Lave somente quando as fibras estiverem endurecidas por sujeira. Se forem estampados, prefira aspirar e jamais utilize o vaporizador, que pode borrar as cores dos fios com seus jatos de ar quente. Respingos de comida ou líquidos devem ser enxugados antes com papel toalha e removidos com pano úmido com detergente, mas sem fazer movimentos circulares para não aumentar o estrago.
Borracha
Se for uma passadeira de cozinha, coloque na máquina de lavar roupas. Simples. Se não couber, aspire para remover farelos e poeira e complete a limpeza passando um pano molhado em uma solução de 500 ml de água, um quarto de uma xícara de álcool, 1 colher de bicarbonato de sódio e 1 colher de vinagre branco. O bicarbonato mais o álcool removem as manchas difíceis, como as de molho, enquanto o vinagre desinfeta.
Vinil
No caso dos capachos de porta, a lavagem vai depender da frequência do entre e sai dos moradores. Por não ser tão flexível como a borracha, não coloque na máquina de lavar, pois pode estragar o aparelho. O ideal é lavar em água corrente, mas nunca muito quente, para não derreter o material. Para tirar chiclete grudado, esfregue um pano umedecido com benzina ou removedor de esmaltes.
Carpete
Limpe mensalmente. Para eliminar manchas de graxa, gordura e tinta, após a aspiração, passe um pano umedecido em vinagre ou benzina. A área afetada deve secar em local arejado; Ligue o ventilador na ausência de janelas próximas. Outra solução contra sujeiras que penetram é a impermeabilização, feita por tapeçarias. O efeito dura cerca de um ano.
Sintético
Poliéster e náilon são dos mais simples de limpar, mas apresentam a desvantagem de cheirar mal quando não secam direito. Por isso, após a lavagem com água e sabão neutro, em estado de secagem, borrife o vinagre. A substância, além de matar os microrganismos que sobrevivem à lavagem, neutraliza odores fortes e acidez, como os da urina de animais de estimação.
Acetinados
Tapetes delicados, como seda, chenile e veludo, devem ser limpos a seco, para que seus fios não desfiem, quebrem ou percam o brilho com a lavagem. Polvilhe amido de milho e bicarbonato de sódio em porções iguais para sugar a umidade e a sujeira das fibras e, depois de meia hora, remova o pó com aspirador. Para não arrancar os fios finos, coloque um lençol sobre a superfície do tapete e faça a sucção.
Fontes: Guia de serviços Rug Care, da By Kamy, e Rejane Nascimento, especialista em produtos têxteis da lavanderia 5àsec.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.