"Vamos continuar falando de igualdade racial", diz Miss Brasil
A Miss Brasil 2017, Monalysa Alcântra, aproveitou o Dia da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira (20), para deixar sua mensagem mais uma vez sobre igualdade racial. Em sua conta no Instagram, a modelo piauiense postou uma foto explicando o que a data representa historicamente e para ela, a terceira negra a vencer o concurso de beleza na história.
Leia também:
- 13 atitudes racistas que as pessoas têm sem perceber
- "No Brasil, só incomoda o racismo do outro", diz a filósofa Djamila Ribeiro
"Sendo figura pública ou não, eu sou mais uma mulher brasileira honrada e digna que também merece respeito, e falo respeito não somente em relação a minha cor, mas em relação as minhas decisões. Ver senhores, senhoras e jovens, desferindo suas ofensas pejorativas encruadas de racismo velado, me faz seguir adiante a luta de Dandara e Zumbi dos Palmares sim! Precisamos e vamos continuar falando de igualdade racial, pois enquanto for necessário falar, um de nós terá a sua voz aclamada...", disse em uma parte da legenda.
Em entrevista ao UOL, a jovem de 18 anos contou sobre os preconceitos que sofreu e que a fizerem rejeitar ser negra."Essa palavra me machucava. Se eu não me reconhecia na TV, nas revistas, em lugar algum, então ser negro era ruim no Brasil. Por que me descreveria assim? Preferia ser ‘morena’.”
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.