Suicídio de menina de 11 anos infeliz com sua aparência choca a Irlanda
Um caso ocorrido no início de 2016, mas revelado somente agora, chocou a Irlanda e faz o alerta sobre problemas de autoimagem em jovens. Segundo a imprensa local, a garota Milly Tuomey, de apenas 11 anos, cometeu suicídio após postar uma mensagem em que dizia estar infeliz com sua aparência.
Veja também
- Leu um post suicida nas redes sociais? Saiba o que fazer
- Quanto mais tempo na TV e internet, maior a chance de suicídio, diz estudo
- 'Nem toda pessoa que se mata tem depressão', diz especialista em suicídio
- Depressão e mais: palmadas na infância podem levar a transtornos mentais
Alertados pelos amigos da criança, os pais de Milly chegaram a levá-la para acompanhamento psicológico desde o fim de 2015, e nessa época eles descobriram um diário da garota, em que contava sua vontade de morrer. A menina também teria se cortado e escrito “garotas bonitas não comem” com seu sangue, segundo a mãe, em entrevista ao "The Irish Examiner".
"Estávamos aterrorizados e não sabíamos o que fazer", disse a mãe, que hoje participa de grupos de prevenção ao suicídio.
No dia 1º de janeiro de 2016, Milly se disse entediada e subiu para seu quarto, onde foi encontrada pouco tempo depois em estado crítico. A menina morreu três dias depois.
O caso, apesar de revelado quase dois anos depois, gerou uma onda de alertas para pais e educadores no país, que cobram mais políticas públicas para a prevenção do suicídio entre crianças e jovens.
Alerta mundial
Segundo os dados mais recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde), de 2012, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Ainda de acordo com a agência, 800 mil pessoas tiram a própria vida em todo o mundo por ano.
Série levantou o tema
No início deste ano, a série "13 Reasons Why" e o jogo "Baleia Azul" levantaram a questão e deixaram pais e educadores em alerta sobre como abordar e prevenir o suicídio entre jovens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.