Quer mais reconhecimento profissional? Consultoria de estilo pode te ajudar
Quando o engenheiro Silvio Luís Veira da Silva, 37 anos, buscou uma consultora de imagem, ele estava mudando de função na empresa e sentia que precisava melhorar a forma de se vestir. “Trabalho em uma multinacional bem conservadora na regra de vestimenta. Por isso, sempre busquei roupas que transmitissem essa formalidade. Mas eu não sabia ao certo como escolher modelo, tecido e cor corretos. As roupas não estavam me deixando confiante em reuniões e eventos de negócios”, diz.
Essa é uma queixa comum entre os clientes, segundo o consultor de imagem e estilo Nícolas Marçal. “Quando me procuram com foco em imagem profissional, a primeira coisa que pergunto é: o que você gostaria de transmitir? De acordo com a resposta, ajudo nas escolhas de roupas e acessórios que vão passar essa mensagem”, diz. Ele explica que uma executiva que deseja mostrar poder deve usar roupas com mais linhas retas e precisas, além de cores escuras, que transmitem seriedade. “Já para uma terapeuta ocupacional infantil, roupas com linhas mais curvas e tons claros trazem a percepção de acolhimento necessária à função”, explica.
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Quando a imagem está mais alinhada às perspectivas profissionais, o caminho para alcançar os objetivos – como ser promovido ou simplesmente ser reconhecido em sua área profissional – pode ser mais curto. Um estudo de 2016, da Universidade de Chicago, apontou que quem vai trabalhar mal cuidado ganha 18% a menos do que a média. No outro extremo, quem é muito bem cuidado ganha até 20% mais. Nos dados da pesquisa, o conceito de bem cuidado estava relacionado ao uso de maquiagem (no caso das mulheres), aos cuidados com o penteado e com a escolha da roupa.
A coordenadora de RH Mara Gimenez Urbano, 32 anos, buscou o serviço por achar que suas roupas de trabalho não estavam mais adequadas à sua idade e nível profissional. “Eu usava as mesmas roupas para trabalhar desde os 17 anos. E queria começar a passar a imagem de uma pessoa experiente, segura e séria”, diz. “Troquei 70% do meu guarda-roupa e me abri para peças que jamais pensei em usar. Eu defini o meu estilo e aprendi sobre tecidos, caimentos e truques específicos para o meu tipo de corpo”, conta.
O serviço
O primeiro passo da consultoria é uma análise do estilo e do tipo físico do cliente. Um dos papeis do consultor é descobrir as peças que mais valorizam aquele tipo de corpo, respeitando a personalidade de cada um. A avaliação da coloração pessoal é outra etapa importante do processo. “Nem sabia que isso existia e fiquei realmente surpreso com a técnica e com o resultado, que mostra quais cores combinam melhor com a pele, os olhos e o cabelo. Esse tipo de informação facilita até na hora de comprar”, diz Silva.
Depois, é feita a arrumação do guarda-roupa. “Separamos as peças que têm a ver com o estilo que definimos, as que não têm e as que precisam de ajustes. A partir daí, definimos o que falta no closet”, explica a consultora de imagem e estilo Vanessa Marques.
Só então chega a parte do acompanhamento na compra, que é quando o consultor vai ao shopping com o cliente, para ajudá-lo a escolher as melhores roupas, calçados e acessórios. “A ideia é que essa compra seja o mais funcional possível e adequada à realidade do cliente. Cada peça sempre deve combinar com, no mínimo, outras três peças, facilitando a montagem de looks diversos, sem que seja necessário investir muito dinheiro”, fala a consultora de imagem Tete Reinaldim.
Mas, para não ter problemas com o orçamento, o ideal é se preparar para gastar um pouco mais do que o previsto. “Eu tinha uma limitação de valor no início, mas acabei ultrapassando, porque uma peça puxa a outra”, diz Mara.
Após as compras, o consultor vai ajudar na montagem dos looks. “Eu ensino a pessoa a combinar e peço que, durante sete dias, me envie as fotos dos looks escolhidos. Dessa forma, consigo ver onde ela está errando e se tem mais dúvidas que preciso sanar antes do término da consultoria. Para finalizar, eu monto de 20 a 25 looks para que o cliente possa usar e se inspirar na seleção dos demais”, diz Tete.
“Na primeira semana depois do atendimento, fiquei meio perdida, até comprei peças erradas. Mas depois troquei. Acho que ainda não estava me enxergando dentro do proposto”, diz Mara.
O custo da consultoria completa pode variar entre R$ 2.000 e R$ 3.500. Mas também é possível contratar serviços avulsos, como a análise de coloração pessoal e acompanhamento das compras.
“O investimento valeu, porque hoje eu economizo comprando somente as roupas certas e necessárias. Acabei ficando mais confiante ao me vestir para trabalhar e para ir a eventos importantes. Sinto que sou melhor recebido agora”, diz o engenheiro.“A princípio, achei futilidade fazer consultoria de imagem e estilo, mesmo sendo algo que eu já queria. Mas logo entendi que sua imagem é sua expressão e aquilo que você passa com suas roupas e acessórios pode te ajudar ou atrapalhar. Não existe pessoa nesse mundo que não deva aprender a se vestir”, fala a coordenadora de RH.
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