Como Rafa Brites e Marília Mendonça; o que fazer quando o cabelo fica verde
Verão, praia, sol, piscina, mar... Enquanto para algumas pessoas essas palavras são sinônimos de descanso e diversão, para outras podem significar um verdadeiro pesadelo capilar. Só quem já foi loira sabe o quanto é difícil ver os belos fios platinados ficarem esverdeados nos dias de sombra e água fresca.
Leia mais
- Gel, mousse ou spray: saiba qual filtro solar é o ideal para sua pele
- Mancha de limão na pele: o que fazer para tirar as marcas e como evitar
- Quer ter o cabelo de sereia de Yasmin e Isis? Saiba como com essas 4 dicas
Recentemente, Marília Mendonça e Rafa Brites foram "vítimas" dos cabelos verdes de verão. As duas fizeram posts em suas redes sociais relatando o problema. Marília até fez uma comparação de seus cabelos de verão e praia aos de Marina Ruy Barbosa, que na foto continuam ruivos, brilhosos e esvoaçantes. Já Rafa Brites aderiu a técnicas "caseiras" para atenuar o esverdeado, como deixar de molho no leite e dar banho de vinagre.
Para a volta das férias não se transformar em infinitas idas ao cabeleireiro, é preciso primeiro entender o que causa esse efeito. O cloro presente nas piscinas, certo? Errado. "O cloro é um gás invisível e, por esse motivo, não é capaz de alterar a cor do cabelo", diz Fábio Forlenza, especialista em tratamento de piscinas. "A causa é uma composição química chamada cobre, normalmente encontrado em algicidas - produtos usados para eliminar algas presentes na piscina. Há no mercado produtos sem cobre, mas muitas pessoas ainda optam por produtos com o componente químico por serem mais baratos. Outra forma de encontrar cobre na psicina é quando a água que a abastece já vem com ele, caso de água de poço ou mesmo da rede pública de abastecimento", explicou. "O esverdeamento só acontece com cabelos loiros porque o cobre, que é azul, quando entra em contato com uma superfície amarela, resulta no tom verde".
Como prevenir
"O causador do ressecamento do cabelo e da pele é o pH desajustado, que não pode estar maior ou menor do que o parâmetro recomendado (7.0 a 7.4). O pH é sempre o principal responsável por causar desconforto no banhista. Daí a importância de realizar a avaliação do pH na periodicidade recomendada: 1x por semana em residências e 2x em condomínios", explica Fábio.
"Para combater esse efeito, vale tomar algumas precauções, como apostar em xampu e condicionador com proteção solar, e lançar mão da técnica de 'co-wash', ou seja, lavar os fios com condicionador, de preferência o Yamasterol (creme multifuncional à venda em perfumarias e lojas de cosméticos), e reaplicá-lo durante a praia ou piscina. Além de remover as impurezas do cabelo de forma suave, eles impedem que as cutículas ressequem e se abram e absorvam os produtos químicos usados na piscina", explica a colorista Marcella Dias, do Mega Hairline, São Paulo.
Vale lembrar que o co-wash deve ser feito com produtos livres de parafina, petrolatos e silicone. Essa é a única forma de limpar os fios sem acumular resíduos. O condicionador usado durante a lavagem também pode funcionar como um leave in. Portanto, após entrar na piscina ou no mar, lembre-se de lavar os fios com água doce e, então, reaplicar o produto", indica ela.
Voltando ao loiro
Rafa Brites foi certeira em sua segunda tentativa de voltar aos tons platinados, com o vinagre de maçã. "As melhores maneiras de remover o tom esverdeado dos fios ainda são os truques caseiros, como as soluções com vinagre ou limão. As substâncias ácidas são as únicas capazes de neutralizar os oxidantes de metais pesados, como o sulfato de cobre. Quanto mais danificados e porosos os fios, mais verdes irão ficar", esclarece.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.