6 dicas para neutralizar um colega de trabalho chegado em fofoca
Envolver-se em fofocas –mesmo que seja só ouvindo– pode prejudicar a sua imagem profissional. Se você já é adepto do estilo discreto no escritório, mas é envolvido pelos linguarudos de plantão em polêmicas, precisa aprender a neutralizá-los. Para tanto, veja as dicas a seguir.
1. Limite-se a ouvir
Apenas ouça. Quando um colega contar para você uma história cabeluda, resista à tentação de querer saber mais detalhes. “É uma armadilha, não caia nessa. Ao escutar, você acaba participando da fofoca também. E, no futuro, pode se tornar alvo de quem veio encher o seu ouvido”, fala a psicóloga clínica e psicoterapeuta clínica Mônica Bayeh.
Veja também
- Quer mais reconhecimento profissional? Consultoria de estilo pode te ajudar
- 5 diferenças entre os profissionais bem-sucedidos e os malsucedidos
- 15 maneiras de sobreviver quando você está com sono no trabalho
O ideal é se limitar a comentar, em um tom neutro: “Ah, que chato” ou “Puxa, que coisa”. “Comentários pouco cruéis são água fria na fervura, pois têm a capacidade de murchar os fofoqueiros”, diz Mônica.
2. Mude de assunto
Desvie o foco. Quando um colega vier contar uma fofoca, finja que não entendeu e conte uma piada ou fale sobre um assunto que não tem nenhuma relação com o que a pessoa falou.
Vale tudo: o clima, a novela das 21h, o “Big Brother”, o aquecimento global, as últimas peripécias do casal Brumar…
Na pior das hipóteses, o fofoqueiro vai pensar que você está louco ou é um ou chato, e não vai mais encher o seu ouvido com bisbilhotices.
3. Chame testemunhas
Convoque mais gente para ouvir também. Espere a pessoa começar a soltar a língua e a interrompa, dizendo: “Nossa, mas essa história é boa demais!”. Em seguida, com um tom de voz mais elevado, chame os demais colegas –melhor ainda se o chefe estiver entre eles.
“Você também pode avisar que vai postar tudo em uma rede social. Com certeza, a pessoa se sentirá acuada e envergonhada com tanta atenção”, fala o coach Alexandre Prado, presidente da consultoria Núcleo Expansão, no Rio de Janeiro.
4. Invente um mal-estar
Finja um incômodo instantâneo. Pelo rabo do olho ou pelo reflexo na tela do computador, você consegue notar o rei das maledicências se aproximando sorrateiramente da sua mesa? Hora de entrar em ação: faça de conta que tem um inseto sobrevoando sua cabeça, que tem algo pinicando na sua roupa, finja um ataque de tosse ou qualquer outra coisa que possa manter a pessoa bem longe de você.
5. Banque o bem informado
Diga que já sabia de tudo. É uma forma não só de tirar o poder do fofoqueiro, como de amedrontá-lo. Uma maneira de tocar o terror é avisá-lo que o chefe até convocou uma reunião para tratar do assunto e de que o nome dele foi citado, inclusive. Para deixá-lo ainda mais apavorado, emende: “Estranho não chamarem você para essa conversa, não?”. Pode apostar que as fofocas vão cessar.
6. Quebre a corrente da fofoca
Deixe a fofoca morrer na praia. Como? Quebre o ciclo. Jamais leve qualquer tipo de fuxico adiante. O fato de a informação “morrer” com você, provavelmente, deixará a pessoa linguaruda fula da vida. Seus ouvidos vão ficar em paz por um bom tempo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.