Guia da faxina com vinagre: onde usar e não usar o produto
O vinagre tem qualidades muito bem-vindas na hora da faxina: é desengordurante, elimina odores e funciona como agente antisséptico e desinfetante. Também é uma alternativa certeira para quem tem animais em casa ou é alérgico a produtos químicos. Um verdadeiro coringa, mas que, se usado de forma errada, pode provocar estragos, já que desgasta certos materiais.
“Para a limpeza, o vinagre de álcool é o mais utilizado por ser um pouco mais concentrado e transparente, o que evita manchas”, explica Luciano Puga, engenheiro químico e professor do Colégio Eniac, em São Paulo.
A seguir, veja onde o produto funciona e de onde deve passar longe.
Mármore: passar longe!
O vinagre pode causar manchas e desgastes na pedra. “O ácido acético do vinagre reage com o calcário do mármore, que é rico em carbonato de cálcio, formando um sal mais solúvel (acetato de cálcio), gás carbônico e água. É essa reação que causa manchas e o desgaste do material”, afirma Luciano Puga.
Como limpar: em vez de vinagre, faça uma solução de água e detergente. “Depois, tire o sabão com um pano molhado --e torcido-- e seque”, sugere o personal organizer Pedro Henrique Araújo da Silva.
Veja também:
- 14 erros que você deve estar cometendo ao lavar a roupa
- Conheça dez mitos da faxina e as alternativas para uma limpeza eficiente
- Você é o "ás" da limpeza? Teste seus conhecimentos
Monitores e telas: bem-vindo
Graças à ação desengordurante do ácido acético presente no vinagre, a superfície fica bem limpa.
Como limpar: “Dilua o vinagre em água filtrada (duas medidas de água para uma do produto), umedeça o pano –nunca aplique diretamente na tela– , limpe a tela e depois passe um pano seco. Dê preferência a panos de algodão ou de microfibra, que não soltam fiapos”, fala a personal organizer Luísa Gabriela Monte.
Piso de porcelanato: passar longe!
O vinagre nesse tipo de piso pode causar manchas e tirar o brilho.
Como limpar: água e sabão neutro são os melhores aliados dessa limpeza. “Na dúvida, siga as instruções do fabricante do porcelanato. O SAC das empresas costuma estar preparado para tirar essa dúvida”, diz a personal organizer Silvina Villena.
Madeira sem brilho: bem-vindo
O vinagre é ótimo para retirar o cheiro de mofo.
Como limpar: para pisos laminados, misture 1 litro de água, 1/2 xícara de chá de vinagre, 1/3 de xícara de chá álcool, algumas gotas de detergente e 15 gotas de óleo essencial, indica Silvina Villena. Em móveis: “Pegue 1/2 copo de vinagre e 1/2 copo de azeite de oliva. Misture bem a solução com um garfo. Molhe um pano de algodão na mistura e esfregue na madeira, com movimentos suaves e circulares, semelhante ao ato de polir. Deixe secar por uma hora”, fala Pedro Henrique Araújo da Silva.
Madeira envernizada ou encerada: passar longe
O vinagre não é apropriado para revestimentos com verniz ou cera, porque danifica a textura dos materiais.
Como limpar: para retirar o pó, um pano seco de microfibra é suficiente. Para renovar o brilho, pode-se usar óleo de peroba para madeira escura e cera em pasta incolor, para a clara.
Tecidos: bem-vindo
O vinagre funciona como branqueador, tira manchas difíceis (amareladas, de suor, secas de café…) e preserva as cores do tecido. Além de roupas, estofados também se beneficiam muito com o vinagre, que tem ação bactericida. Mas evite aplicar em tecidos delicados.
Como limpar: para limpar o sofá, faça uma solução com 1/2 copo de vinagre e 1 litro de água. Borrife a solução no local e utilize uma escova, sem fazer movimentos circulares. Remova o excesso com um pano úmido e seque com um pano seco, mantendo o sofá em local arejado, porém, não exposto diretamente à luz do sol.
Mais utilidades do vinagre:
- Ajuda a desengordurar o fogão;
- Pode ser usado na limpeza de eletrodomésticos, como lava-louças e máquina de lavar roupas;
- Ajuda a eliminar odor de urina de bichos pela casa;
- Acaba com outros odores, como o de cigarro;
- Ativa o brilho em cristais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.