Secar o cabelo ao natural pode causar mais dano que com secador, diz estudo
Um estudo publicado por seis médicos coreanos no "Annals of Dermatology" balançou as crenças sobre deixar o cabelo secar naturalmente após o banho versus usar secador para retirar a umidade dos fios.
Segundo a pesquisa, embora o uso da ferramenta cause mais danos à superfície (cutícula) do que a secagem natural, usá-la a 15 centímetros de distância e em movimento contínuo ocasiona menos prejuízos em geral -- principalmente sobre o Complexo de Membrana Celular (CMC), parte importante do fio conhecida popularmente como "cimento capilar".
Veja também
- Hidratar o cabelo durante o exercício é a nova onda
- Cabelo raspado: o que a tendência da vez tem a dizer sobre ser mulher hoje
- Mitos e verdades sobre o crescimento dos cabelos
Cuidado com as altas temperaturas
Apesar dessa conclusão impactante, os secadores não são totalmente inofensivos: “O principal problema dos aparelhos está nas altas temperaturas, já que o calor, a longo prazo, pode deixar os cabelos fracos e quebradiços. Se optar por utilizar o secador, use na menor temperatura, mantendo distância adequada dos fios para o menor dano térmico possível” explica Camila Saab, médica especialista em dermatologia e medicina do Envelhecimento Saudável, da Clínica Mais Excelência Médica.
Deixar os fios úmidos por muito tempo também é prejudicial, principalmente à noite: “Devemos secar o cabelo se for lavado antes de dormir. Apenas tirar o excesso de água com a toalha, sem esfregá-la nos fios é o ideal. Se for necessário usar o secador, opte por temperatura média, por poucos minutos, e não esqueça de aplicar um bom protetor térmico capilar”, pontua a dermatologista Bruna Rezende. Os fios úmidos são mais frágeis e quebram mais facilmente em atrito com o travesseiro. Além disso, o cabelo molhado favorece o surgimento de fungos e bactérias, responsáveis por descamações e quedas.
O cabeleireiro americano Stephen Knoll reitera o estudo coreano e diz que o segredo para usar o secador sem causar danos vai além da temperatura média e dos 15 centímetros de distância: “Não deixe o secador parado num ponto específico do cabelo, para não sobrecarregar a estrutura. O ideal é movimentá-lo sobre as mechas por igual. Não fazer isso é o erro mais recorrente que vejo por aí, no uso doméstico ou em salão”, esclarece o especialista, que já cuidou de famosas como Cindy Crawford e Anna Wintour.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.