Em 'O Outro Lado', Diego vai propor casamento sem sexo; é possível?
Carolina Prado
Colaboração para o UOL
26/02/2018 04h00
Na novela “O Outro Lado do Paraíso” (Globo), o casamento de Diego (Arthur Aguiar) e Melissa (Gabriela Mustafá), que é virgem e está só esperando subir ao altar para transar com o parceiro, deve desandar logo no início. É que, na noite de núpcias, o geólogo revelará que não tem intenção de tocar na mulher, para que ela continue “pura”. As cenas dessa história estavam previstas para ir ao ar a partir de sábado (24), mas a garota deve pedir o divórcio, por não aceitar viver um relacionamento sem sexo.
Fora da ficção, há casais que não transam, por diversas razões. O UOL ouviu essas pessoas e também especialistas em sexualidade para debater a importância do sexo no casamento.
Veja também:
- 10 mentiras sobre sexo nas quais você precisa parar de acreditar
- 7 movimentos que a mulher pode fazer no sexo para ter mais prazer
- Estudo revela a melhor hora do dia para se fazer sexo; saiba qual é
Sem sexo e tudo bem
A enfermeira Silvana*, 39, conta que não sentiu desejo, durante a gravidez, e, desde que o filho nasceu, há um ano e três meses, transou uma única vez.“Não sei se os hormônios afetaram a minha libido. Mas estou sempre cansada de ter de cuidar da casa, de filho e ainda trabalhar fora em longos turnos. Meu marido entende a questão e não insiste”, diz.
Silvana diz acreditar que a falta de sexo seja passageira, mas não se cobra. “Não tenho medo que ele busque outra pessoa por causa disso. Confiamos um no outro. Se ele começar a ‘subir pelas paredes’, tenho certeza de que vai ser honesto comigo”, fala.
Para sexóloga, se ambos estão de acordo, não há conflito
A psicóloga e sexóloga Gabriela Monéa diz que, com o tempo, o sexo pode deixar de ser prioridade, sem que isso indique crise conjugal.
“Se o casal está feliz com a relação que desenvolveu, apesar da ausência de sexo, não há problema”, afirma.
A relação fica prejudicada quando a situação é incômoda para um dos parceiros. “Nesse caso, um deles está se colocando em segundo plano”, diz Gabriela.
Sem sexo, não dá
O primeiro casamento da comerciante Ana Maria*, 40, terminou, há três anos, porque o sexo entre o casal não acontecia mais.“Cada vez que ele dava uma desculpa para não transar comigo, eu ficava muito mal. Achei que o problema era eu. Até que, depois de nove meses sentindo-me rejeitada, acabei saindo com um cara. Transamos loucamente e percebi que o sexo fazia falta na minha vida. Pouco tempo depois, terminei tudo.”
Hoje, Ana Maria está no segundo casamento e garante: “Sem sexo eu não fico mesmo”.
Para coach, é sinal de crise na relação
A coach de relacionamento Mariana Viktor afirma que a insatisfação com o sexo ou com a falta dele, na maioria das vezes, é consequência das dificuldades que o casal está vivendo. Segundo ela, há os pares que, mesmo em meio a uma crise, não param de transar.
“Às vezes, o sexo é a melhor coisa do relacionamento. A única instância em que não há problema”, explica.
* O nome real das entrevistadas foi alterado a pedido delas.