5 coisas para todo ciumento desaprender e ser mais feliz
O ciúme fora de medida pode ser a erva daninha de um relacionamento. Então que tal deixar esse sentimento de lado e curtir mais a relação a dois? A seguir, veja cinco mitos que os ciumentos tratam como verdade, mas que não passam de empecilhos para ter uma vida mais leve e feliz.
Leia também:
- Ciúme extremo deve ser tratado como doença; veja histórias
- 6 dicas para viver melhor com um par ciumento
- Defeitos de cada signo: exagerado, orgulhoso, ciumento?
Mito 1: ausência de ciúme é desamor
Se você é daqueles ciumentos que justificam o descontrole pelo grande amor que sentem pelo par, pode ir parando por aí. Ausência de ciúme não significa falta de amor. Ciúme tem a ver com insegurança. Quando o vínculo estabelecido entre o casal envolve parceria e lealdade, não há razão para o ciúme exacerbado estar presente. Confie na pessoa que está com você.
Mito 2: Ter o controle faz parte de uma relação saudável
Se o ciúme faz você stalkear o parceiro, pare e pense. É preciso controlar o medo de se tornar alvo de uma traição, e não controlar a outra pessoa. Aliás, a vigilância do ciumento não adianta de nada. Se uma pessoa se interessa por alguém, certamente não será sua vigilância que o impedirá de viver um caso. Além disso, toda essa preocupação não demonstra amor e cuidado pelo outro e, sim, com o seu próprio orgulho --e isso desgasta a relação.
Mito 3: Ciúme faz parte e esquenta da relação a dois
O ciúme considerado saudável não destrói relacionamentos e, portanto, é bem diferente da necessidade doentia de controle. O que relações a dois precisam é de atenção. As demonstrações de carinho e preocupação no dia a dia são muito importantes para cultivar uma relação. Ciúme sem fundamento não traz nada de bom para o casal.
Mito 4: Amor verdadeiro precisa de provas
Testar os sentimentos alheios só pode acabar em duas coisas: cansaço e afastamento de quem você ama. Além disso, demonstrações de controle e ciúme a todo momento são prova de baixa autoestima. Tudo isso pode fazer você criar uma competição que só existe no plano imaginário e desgastar ainda mais a relação. Por isso, que tal usar toda essa energia para mostrar as suas qualidades e aproveitar o seu relacionamento?
Mito 5: Onde há fumaça há fogo
Nem sempre. Já dizia o ditado: mente vazia, oficina do diabo! Cuidado para não dar asas à imaginação e começar a acreditar nos pensamentos negativos que surgem na sua cabeça. Aprenda a controlar essas fantasias. Quando sentimos ciúme, é importante avaliar se há fundamento. O sentimento foi gerado por alguma atitude do par ou é uma impressão sua?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.